Conselho de Ética da ALESP aprova por unanimidade parecer por cassação de Arthur do Val


12/04/2022 - Shuellen Peixoto
Deputado responde por quebra de decoro após falas machistas e misóginas sobre mulheres ucranianas; processo segue para votação no plenário da Casa e precisa que maioria dos deputados votem para referendar cassação.

 

Por unanimidade, o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo votou a favor do pedido de cassação do mandato do deputado Arthur do Val (União Brasil) por quebra de decoro. O processo foi deflagrado após a divulgação de áudios com falas machistas e misóginas sobre as mulheres ucranianas que, segundo o parlamentar, seriam “fáceis porque são pobres”.

A sessão da Conselho de ética aconteceu na tarde desta terça-feira, 12 de abril, e foi acompanhada por protestos do movimento feminista, com presença de mulheres ucranianas, que pediam a cassação imediata do deputado.

Em sua defesa, o deputado conhecido como “Mamãe Falei” disse pedir desculpas “principalmente às mulheres ucranianas”, mas argumentou que não deveria haver processo já que os áudios foram vazados ilicitamente. O relator do processo, Delegado Olim (PP), considerou que Arthur do Val quebrou o decoro parlamentar e, por isso, deve ter o mandato cassado.

‘Mamãe falei’ é reincidente na violação de regras éticas parlamentares, já tendo sido advertido por duas vezes: por autorizar pagamento de salário a assessor em dia que o funcionário não trabalhou e por ameaçar agredir fisicamente outros parlamentares no plenário da Casa Legislativa.

Com a aprovação no Conselho, o processo seguirá para votação em Plenário e a perda do mandato só ocorrerá se a maioria dos 94 deputados estaduais referendarem a cassação.

O Coletivo de Mulheres do Sintrajud – Mara Helena dos Reis defende a cassação imediata de Arthur do Val. Na avaliação da coordenação do Coletivo, é inaceitável que este deputado se mantenha com mandato após episódio tão grave e ofensivo às mulheres, ainda mais no contexto de guerra que vivem as mulheres ucranianas.

Veja a nota de repúdio do Coletivo de Mulheres à Arthur do Val e suas falas machistas

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM