Congresso reúne 2 mil representantes dos movimentos sindical, popular e de opressões


14/10/2017 - Shuellen Peixoto

O 3° Congresso da CSP-Conlutas reúne pelo menos 2.581 pessoas na Estância Árvore da Vida, em Sumaré, cidade do interior de São Paulo, próxima a Campinas e a cerca de 120 quilômetros da capital do estado. É o que mostram dados ainda não finalizados divulgados pela organização do evento.

O congresso, iniciado na manhã da quinta-feira (12), durará quatro dias e está previsto para terminar no meio da tarde do domingo (15). As votações das primeiras resoluções, relativas à avaliação da conjuntura internacional e nacional, ocorreram neste sábado (14).

Os números do evento registram a presença de 1.939 delegados, 263 observadores, 21 convidados, 103 representantes de delegações internacionais, 109 trabalhadores de apoio envolvidos na organização do evento e 31 profissionais da área de comunicação, que cobrem o congresso, principalmente, para a mídia sindical e alternativa. Há ainda 105 crianças na chamada Conlutinha, serviço de recreação assegurado para facilitar a participação de pais, mães e responsáveis.

O fórum máximo da primeira central sindical a agregar também setores dos movimentos sociais, populares e de combate às opressões teve perto de 80% dos delegados credenciados eleitos no movimento sindical urbano, enquanto cerca de 20% saíram dos movimentos populares, sociais, estudantis e de combate às opressões. Os sindicatos rurais contam com 51 delegados.

A relação segmentada dos delegados divulgada pela organização é a seguinte: 787 de sindicatos urbanos, 51 de sindicatos rurais, 388 de oposições sindicais, 358 referentes à participação minoritária em direções de sindicatos, 186 delegados dos movimentos populares urbanos, 67 dos movimentos populares rurais, 61 dos movimentos contra as opressões e 41 do movimento estudantil.

Servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União participam do congresso. A delegação do Sintrajud é composta por 19 servidores, entre delegados e observadores, eleitos na assembleia geral da categoria convocada com essa finalidade.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM