Combate ao machismo e à violência contra mulheres será tema de live nesta quinta, 10

09/12/2020 - Shuellen Peixoto
Atividade, organizada pelo Coletivo de Mulheres, é parte da programação que marca os “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”; transmissão acontece às 18hs no Facebook, Youtube e aqui no Site.

O combate ao machismo e o enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil será o tema do debate na live do Sindicato nesta quinta-feira, 10 de dezembro, às 18h, com transmissão YouTubeFacebook e aqui pelo site. O bate -papo terá a presença da pesquisadora Thais Dutra, que é analista do Ministério Público de Minas Gerais, da defensora pública de São Paulo Nálida Coelho, e da psicóloga Fe Maidel, mulher trans e conselheira no Conselho Municipal de Políticas para Mulheres do município de São Paulo.

A 56ª transmissão ao vivo do Sintrajud será parte das atividades organizadas pelo Coletivo de Mulheres do Sintrajud – Mara Helena dos Reis para marcar os “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, período, que é reconhecido pela ONU como sendo de mobilização para erradicar esse tipo de violência.  No Brasil, a campanha é iniciada no 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Para o Coletivo de Mulheres, debater a violência contra a mulher é urgente, porque o Brasil ainda ocupa o 5º lugar no ranking mundial de violência contra a mulher. Em 2019, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada 2 minutos uma mulher é agredida e a cada 8 minutos acontece um estupro. A pandemia aprofundou os casos de violência machista em todo mundo. Em São Paulo os casos de feminicídio aumentaram 44% nos  meses de março e abril de 2020, se comparado ao mesmo período de 2019.

Ainda como parte das atividades, para encerrar o ano, o Coletivo de Mulheres fará uma roda de conversa e acolhimento sobre machismo cotidiano, no dia 16 de dezembro.

Desde o início da pandemia, para manter o diálogo com os servidores, o Sintrajud tem realizado transmissões ao vivo com o objetivo de debater temas de interesse do conjunto da categoria. Todas as lives ficam salvas nas páginas do Youtube e Facebook, mas durante a transmissão é possível participar enviando comentários e perguntas.

Reprodução de dados do infográfico produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública sobre a 14ª edição do Anuário.