Coletivo de Mulheres tem última reunião do ano nesta quarta, 16


15/12/2020 - Luciana Araujo
Atividade terá início às 18h, via plataforma Zoom, vai discutir balanço do ano e iniciativas para 2021.

Após um ano com diversas atividades, avanços ainda limitados nos debates sobre o combate ao assédio moral e sexual nos tribunais e a intensificação das iniciativas de formação e combate ao machismo, o Coletivo de Mulheres do Sintrajud – Mara Helena dos Reis realiza a última reunião do ano nesta quarta-feira (16 de novembro), às 18h, via plataforma Zoom.

Clique aqui para participar

Ao longo de 2020, mesmo com o distanciamento social necessário em razão da pandemia, o Coletivo de Mulheres do Sindicato realizou uma dezena de atividades. Transmissões ao vivo debateram como a pandemia e as propostas de ‘reforma’ administrativa do governo Jair Bolsonaro atingem mais as mulheres (a PEC 32/2020 dificulta o acesso a funções comissionadas e cargos de direção e gerenciamento, reduzindo salários, ameaçando a estabilidade, além de favorecer o apadrinhamento). Também esteve na pauta o combate a violências relacionadas às desigualdades de gênero, e o Coletivo realizou quatro seminários para debater o tema sob diferentes perspectivas – incluindo a participação de homens, submetidos a uma noção hegemônica de masculinidade que é tóxica e incentiva a violência.

As influências das condições de raça e identidade de gênero também foram parte dos debates promovidos pelo Coletivo, abordando como para as mulheres negras, lésbicas, bissexuais e transexuais ou travestis as violências de gênero são potencializadas pelo racismo e a LGBTfobia.

Pela primeira vez na história do Sindicato, a existência do Coletivo, constituído em novembro de 2017, mostrou também a importância da organização das mulheres para fortalecer a luta por direitos iguais na sociedade de casos concretos. Diante de um episódio de machismo ocorrido durante as eleições do Sintrajud, foi constituída a primeira comissão de combate às opressões, com participação de especialistas em Direito e Direito das Mulheres, representantes de entidades sindicais como a Fenajufe e a CSP-Conlutas, além de movimentos de mulheres. O colegiado emitirá parecer sobre o ocorrido e apresentará propostas à categoria para tornar o ambiente sindical menos hostil à parcela feminina da categoria.

O Coletivo

O Coletivo de Mulheres Mara Helena dos Reis foi criado em novembro de 2017 e é aberto a todas as mulheres da categoria, trabalhadoras terceirizadas que atuam nas unidades judiciárias e funcionárias do Sindicato. O colegiado realiza ações de formação e campanhas contra o machismo e o assédio sexual — tendo produzido a cartilha ‘Assédio Sexual: a culpa nunca é da vítima’ (disponível para download aqui).

Denúncias sobre violações de direitos na atividade profissional relacionadas ao fato de a servidora ser mulher também são recebidas e acompanhadas pelo Coletivo e o Jurídico do Sindicato. Se você sofreu violência machista, especialmente sob a forma do assédio sexual, clique aqui e encaminhe sua denúncia com garantia de sigilo.

O nome do Coletivo homenageia a servidora da Justiça Federal em São Bernardo do Campo e ex-diretora de base do Sintrajud assassinada pelo homem com quem vivia na noite de Natal de 2018.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM