Coletivo de mulheres realiza seminário sobre gênero e sexualidade neste sábado, 23


20/10/2021 - Shuellen Peixoto
Atividade acontece às 14h, na plataforma Zoom, e será aberta para participação de mulheres e homens.

Coletivo de Mulheres do Sintrajud – Mara Helena dos Reis, dando seguimento ao ciclo de formação sobre o combate ao machismo na sociedade, realizará o seminário tema “Gênero, sexualidade e feminismo: Enfrentando o machismo estrutural” neste sábado, 23 de outubro, das 14h às 17h, na plataforma Zoom. A atividade será aberta à participação de mulheres e homens da categoria, funcionários do Sindicato e convidados de outras categorias, mas não haverá transmissão ao vivo.

Participe clicando aqui

O objetivo é aprofundar o debate sobre o combate às desigualdades sociais motivadas pela condição de gênero e sexualidade na sociedade. Para discutir o tema, o Coletivo de Mulheres convidou Neon Cunha e Adriana Stella, que vão impulsionar o diálogo durante a atividade.

A publicitária Neon Cunha é servidora pública na prefeitura de São Bernardo do Campo e ativista da Marcha de Mulheres Negras de São Paulo. Mulher ameríndia trans, seu processo judicial de reconhecimento de gênero é um marco na história dos direitos humanos no país ao ter derrubado as exigências de diagnóstico de “disforia” e cirurgia de redesignação sexual para acesso ao direito de retificação de documentos (conheça aqui).

Adriana Stella também é servidora publica, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e dirigente da Fasubra (Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos das Universidades Brasileiras) e da CSP-Conlutas. Também integra o Movimento Mulheres em Luta (MML).

A atividade marca o retorno do ciclo de formação do Coletivo de Mulheres, que vem sendo realizado desde o início do ano e contou com diversas atividades, como seminários, rodas de leitura, rodas de conversa e lives temáticas. Em setembro não houve atividades por decisão do coletivo de concentrar forças na luta contra a aprovação da PEC 32/2020.

O Coletivo de Mulheres do Sindicato convida os e as colegas para participarem da atividade, será um momento de conversar, aprender e tirar dúvidas sobre o tema.

O Coletivo

Formado em 2017, o Coletivo Mara Helena dos Reis recebeu este nome em homenagem a uma colega da categoria e ex-diretora de base vítima de feminicídio na noite de Natal de 2018. A principal campanha permanente do Coletivo é a luta contra o assédio moral e sexual (baixe aqui a cartilha). O colegiado também realiza iniciativas de confraternização, como o ‘Boteco Feminista’ realizado também no mês de julho, e acompanha procedimentos gerados a partir de denúncias de servidoras, assegurando o sigilo da denunciante. Se você foi ou está sendo vítima de assédio sexual e/ou moral, denuncie clicando aqui.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM