Coletivo de Mulheres fará roda de leitura sobre o livro “O que é feminismo”

10/05/2021 - Shuellen Peixoto
Atividade acontecerá no dia 19 de maio (quarta) via plataforma Zoom, a partir das 19h, e é aberta à participação das mulheres da categoria.

Dando continuidade ao projeto de formação para as mulheres da categoria, o Coletivo de Mulheres do Sintrajud – Mara Helena dos Reis realiza no próximo dia 19 de maio (quarta-feira) uma roda de leitura sobre o livro “O que é feminismo”, escrito pela socióloga Jacqueline Pitanguy e a historiadora Branca Moreira Alves.  A atividade acontecerá remotamente, pela plataforma Zoom, a partir das 19h, e será voltada para as servidoras, estagiárias, trabalhadoras terceirizadas que atuam nas unidades judiciárias e funcionárias do Sindicato.

Clique aqui para inscrever-se e participar

Publicado em 1981, o livro “O que é feminismo” aborda presença da mulher na história, sua condição e de suas lutas. Na introdução, as autoras explicam que o livro resgata a memória social da mulher, muitas vezes silenciada, tratando de movimentos históricos como o sufragismo e das lutas contemporâneas do movimento feminista.

Luciana Carneiro, coordenadora do Coletivo de Mulheres e diretora do Sindicato, destaca que a roda de leitura é mais uma atividade do projeto de formação iniciado no ano passado. “Estamos realizando um calendário de seminários e rodas de leitura e conversa, como objetivo de formar teoricamente e fortalecer as mulheres da categoria”, destacou Luciana.

Além da roda de leitura, também estão na agenda os cursos “Feminismo Classista” (12 de junho) e “Feminismo negro e o pensamento de Lelia Gonzalez” (24 de julho), além da roda de conversa sobre feminismo e diversidade, no dia 28 de junho. No dia 24 de abril, aconteceu o curso ‘Introdução ao feminismo’, que teve a participação da juíza do Trabalho no TRT-15 Patrícia Maeda, que integra a Comissão Anamatra Mulheres, da Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas (veja aqui).

Confira abaixo a explanação da juíza Patrícia Maeda no curso ‘Introdução ao feminismo’: