
As coordenações do Coletivo de Mulheres Mara Helena dos Reis e do Núcleo de Servidores e Servidoras com Deficiência no Sintrajud convidam a categoria a participar de uma atividade de formação sobre direitos e legislação protetiva contra as violações cotidianas sofridas por essas populações, assim como LGBT+. Nos locais de trabalho no Judiciário Federal também são muitas as violências vividas por colegas: assédio sexual, negativas de promoção e do direito ao teletrabalho, perseguição por assédio moral, desqualificação de diagnósticos, desconsideração da identidade de gênero para uso de banheiros, entre outras. O curso de formação
Opressões e luta de classes: gênero e capacitismo acontecerá no próximo dia 26 (quinta-feira), às 19h30, em modo
on-line.
As palestrantes serão a servidora do TRT-2 Helena Pontes e a assistente social e ativista anticapacitismo Mayra Ribeiro. A mediação ficará a cargo da diretora do Sindicato, servidora do TRT-2 e coordenadora do Núcleo de Servidores e Servidoras com Deficiências Isabella Leal e da coordenadora da Fenajufe Luciana Carneiro, servidora do TRF-3.Helena é mestra e especialista em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da USP, especialista em Estudos Afro-latino-americanos e caribenhos pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) e cofundadora da Semana Tereza de Benguela da Baixada Santista (evento anual que celebra o mês de homenagem à liderança quilombola feminina mais longeva que a história do Brasil reconhece e as lutas feministas latino-americanas e caribenhas). Militante do Movimento Negro Unificado e Môna N'íkôssírê Ámází (filha de orixá) nascida no Ilê Axé Loqueredan.Mayra Ribeiro é assistente social, mestranda em mudança social e participação política na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, consultora em audiodescrição e militante anticapacitista.
SERVIÇO:Formação Opressões e luta de classes: gênero e capacitismo26 de junho - 19h30Via ZoomPalestrantes: Helena Pontes (servidora do TRT-2 e ativista antirracista) e Mayra Ribeiro (assistente social e ativista anticapacitismo)
Mediação: Isabella Leal e Luciana Carneiro
Realização:Núcleo de Servidores e Servidoras com Deficiência e Coletivo de Mulheres do Sintrajud - Mara Helena dos Reis