Coletivo de Mulheres do Sintrajud manifesta apoio à luta das mulheres da Ocupação Cleone Santos


23/11/2023 - Redação
A ocupação foi inaugurada no dia 18 de novembro deste ano, buscando construir um espaço para acolher mulheres vítimas de violência

O Coletivo de Mulheres do Sintrajud – Mara Helena dos Reis manifesta seu mais profundo repúdio e indignação ao ato de extrema violência fascista contra a ocupação de mulheres Cleone Santos, em São Bernardo do Campo, São Paulo, nesta terça-feira 21/11. A ocupação é organizada pelo Movimento de Mulheres Olga Benário.

Um grupo de 20 homens atacou as mulheres com pedras e marretas, tentando invadir o imóvel em um ato de extrema violência que não pode ser tolerado e que ataca não apenas as mulheres da Ocupação Cleone Santos, mas todas aquelas que lutam por justiça e igualdade.

A ocupação foi inaugurada no dia 18 de novembro deste ano, buscando construir um espaço para acolher mulheres vítimas de violência, organizando a luta contra o machismo e toda forma de opressão. Foi mais uma agressão perpetrada contra mulheres que ousaram buscar ajuda contra a violência doméstica. A ocupação também é uma denúncia ao aumento de violência às mulheres em SBC, ao fechamento de creches e à falta de política públicas voltadas às mulheres.

A agressão contra as mulheres só cessou após intervenção policial, com os agressores sendo retirados do local; contudo, a gravidade da situação permanece, afinal o ato de violência pode se repetir e se agravar, pois se trata de uma expressão de ódio contra a luta das mulheres. Além de mulheres, há crianças na ocupação.

Representante do movimento de mulheres foi à delegacia prestar queixa contra a invasão violenta à ocupação. Foto: reprodução

É importante destacar que mesmo com diversos vídeos evidenciando a violência contra as militantes, no registro da ocorrência feito no 3º DP da cidade o fato está qualificado como agressão mútua. Mais um absurdo em tal situação, que não pode contar com a leniência das autoridades.

É fundamental que todos os sindicatos, movimentos sociais e demais organizações das trabalhadoras e trabalhadores, expressem seu apoio à luta das mulheres da ocupação e repudiem os atos de violência.

São Paulo, 22 de novembro de 2023

Coletivo de Mulheres do Sintrajud – Mara Helena dos Reis

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM