CJF analisa processo sobre os quintos nesta segunda, 11

08/06/2018 - helio batista

O Conselho da Justiça Federal (CJF) julga na próxima segunda-feira (11) processo relativo à supressão do pagamento dos quintos incorporados (VPNI) pelos servidores da Justiça Federal. A reunião está marcada para as 14h30, em Brasília. A matéria seria apreciada no dia 28 de maio, mas a sessão foi suspensa devido à greve dos caminhoneiros.

O CJF deverá analisar processo administrativo sobre o pagamento da verba. A Advocacia-Geral da União (AGU) pede a supressão do pagamento, com base no entendimento firmado pelo STF no julgamento do Recurso Extraordinário nº 638.115.

Esse julgamento, porém, não foi concluído: embargos de declaração interpostos pelas entidades representativas dos servidores estão na lista do ministro Gilmar Mendes para serem levados à votação pelo Plenário.

O advogado Rudi Cassel, assessor jurídico do Sintrajud e de outras entidades, fará a sustentação oral na sessão do CJF, a fim de defender a continuidade dos pagamentos de quintos tendo em vista a segurança jurídica.