Ciclo sobre teletrabalho começa nesta 5ª com sessão de autógrafos de Ricardo Antunes


31/08/2022 - Luciana Araujo
Excepcionalmente neste dia 1°/9, evento será precedido de lançamento de 'Capitalismo pandêmico', com o autor, às 19 horas, no auditório do Sindicato (Rua Antônio de Godoy, 88, 15º andar).

Tem início nesta quinta-feira, 1º de setembro, o Ciclo de Debates Teletrabalho, metas e direitos: os impactos no serviço público, que será realizado presencialmente todas as quintas-feiras de setembro (1º, 8, 15, 22 e 29). Excepcionalmente neste primeiro encontro do evento, o sociólogo Ricardo Antunes fará uma sessão de autógrafos para interessados em adquirir o seu novo livro: “Capitalismo pandêmico”, editado em 2022 pela Boitempo Editorial. O lançamento terá início às 19 horas, no auditório do Sindicato, que fica na Rua Antônio de Godoy, 88, 15º andar, centro da capital paulista.

Clique aqui para entrar na sala

Ricardo Antunes é um dos maiores especialistas em estudos sobre o trabalho no país. Professor titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e autor de mais de 30 livros sobre as relações laborais no Brasil e no mundo, desde a década de 1970, o sociólogo foi pesquisador visitante na Universidade de Sussex (Inglaterra) e já lecionou nas universidades de Coimbra (Portugal) e Ca’ Foscari (Itália).

Ainda é possível fazer inscrição para participar do ciclo (clicando aqui) e quem tiver participação em 75% das aulas receberá certificado que, no caso dos servidores e servidoras de todos os ramos do Judiciário Federal, poderá ser adicionado aos pedidos de adicional de qualificação.

Os encontros serão presenciais, das 19h30 às 22h, havendo também a possibilidade de participar pela internet. O Sintrajud colocará à disposição transporte até a estação Luz do metrô para quem acompanhar as aulas no auditório do Sindicato, além de estacionamento para os que utilizarem carro próprio, na Av. Cásper Líbero, 101.

Confira a programação do Ciclo de Debates “Teletrabalho, metas e direitos: os impactos no serviço público”

Horário: 19h30 às 22h

01/09 MESA 1 – Do capitalismo de plataforma ao trabalho público: home office, teletrabalho e uberização

Ricardo Antunes (Unicamp)

08/09 MESA 2 – Funcionalismo público, direitos do trabalho e teletrabalho

Luci Praun (UFAC) e Graça Druck (UFBA)

15/09 MESA 3 – Experiências do trabalho em plataformas (em diferentes categorias).

Fabiane Previtali (UFU) e Ricardo Festi (UNB)

22/09 MESA 4 – Classe, raça, gênero e lutas sociais

Lívia Moraes (UFES) e Wagner Miquéias Damasceno (UFSC/UNIRIO)

29/09 MESA 5 – Desafios dos sindicatos frente ao avanço da precarização do trabalho público

Reflexões para a luta

Como parte do enfrentamento à Resolução 514, que praticamente extinguia o teletrabalho na Justiça Federal da 3ª Região, além de diversos atos e assembleias, a categoria avaliou a necessidade de debater de forma mais aprofundada os impactos do teletrabalho e das novas tecnologias no dia-a-dia do serviço público. Mas as reestruturações e reorganizações do trabalho à distância acontecem em todo o Judiciário Federal, e para atender a esta demanda, a diretoria do Sindicato organizou o Ciclo.

A atividade será realizada em parceria com diversas entidades. São elas: Fenajufe – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União; Fenasps – Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social; Andes – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior; Sindjufe/BA – Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia; Sindjus/AL – Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal em Alagoas; Sintrajufe/MA – Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e MPU no Maranhão; Sitraemg – Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no estado de Minas Gerais; Fórum dos Trabalhadores do Setor Público no Estado de São Paulo; Sindjesp – Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Estadual das Cidades de Caieiras e São Paulo; Sintrajus – Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Judiciário Estadual na Baixada Santista, Litoral e Vale do Ribeira do Estado de São Paulo; Assojubs – Associação de Base dos Trabalhadores do Judiciário do Estado de São Paulo; ExejeAoj – Associação dos Oficiais de Justiça do Oficio das Execuções Fiscais Estaduais; Sinsprev – Sindicato dos Servidores e Trabalhadores Públicos em Saúde, Previdência e Assistência Social no Estado de São Paulo; Sindsef/SP – Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado de São Paulo; Assibge/SP – Sindicato dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatística (núcleo São Paulo); Sinasefe/SP – Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (núcleo São Paulo); Sindireceita – Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (regional São Paulo); SintUFABC – Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do ABC; e Sintusp – Sindicato dos Trabalhadores da USP.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM