Centrais já estimam 120 mil em Brasília pelo ‘Fora Temer e suas reformas’

24/05/2017 - Shuellen Peixoto

Foto: Valcir Araujo

Uma multidão tomou conta das principais avenidas de Brasília. A passeata do Ocupa Brasília partiu da concentração ao redor do estádio Mané Garrincha quase duas horas antes do previsto, em direção ao Congresso Nacional. Houve acordo entre as centrais de antecipar a saída devido ao grande número de manifestantes que se concentravam no local.

Manifestantes já falam que este pode ser o maior ato da história da capital federal. Já é, sem sombra de dúvida, o maior desde que o presidente Michel Temer assumiu o poder, há exatos um ano e doze dias, após o afastamento da presidente Dilma.

Todas as centrais sindicais participam do ato e levam como bandeiras a defesa do fim do governo, das reformas da Previdência e Trabalhista e a revogação das medidas já aprovadas, como permissão para terceirização indiscriminada de qualquer posto de trabalho. Várias entidades defendem a convocação de uma greve geral de 48 horas como próximo passo dessa luta. Servidores do Judiciário Federal e do MPU participam.

“É o maior ato que já vi em Brasília”, disse Elcimara, servidora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. “Esse Ocupa Brasília veio dizer: Temer, se você não renuncia, botamos você para fora”, disse, do carro de som, o servidor Paulo Barella, representante da CSP-Conlutas.

Mas muita gente ainda não chegou em Brasília. Ônibus estão nas estradas, pois muitos manifestantes haviam planejado se deslocar para o ato mais tarde – a passeata estava prevista para sair entre 13 e 14 horas.