Centrais convocam paralisação nacional se Previdência for a voto

14/11/2017 - helio batista

As centrais sindicais divulgaram nota na qual afirmam que vão convocar paralisação nacional dos trabalhadores caso seja marcada a votação da reforma da Previdência no Congresso Nacional.

A Proposta de Emenda Constitucional 287 está parada na Câmara dos Deputados, pronta para ser votada pelo Plenário, após ter sido apreciada nas comissões temáticas. A nota é assinada por oito centrais sindicais, entre elas CSP-Conlutas, Intersindical, CUT, CTB e Força Sindical.

Resoluções aprovadas pelos servidores do Judiciário Federal e do MPU, na XXI Plenária da Fenajufe, a federação nacional da categoria, destacam a necessidade de ampliar a resistência dos trabalhadores contra as reformas de Temer e de construir as condições para uma nova greve geral que pare o país.

Os delegados e delegadas presentes à Plenária, realizada em Campo Grande (MS) no último final de semana, aprovaram texto que ressalta a importância de articular a paralisação.

“A unidade que possibilitou a greve geral de 28 de abril é condição necessária para um movimento igual ou superior, mais que necessário para fazer frente à dimensão dos ataques em curso”, diz o documento. “O campo combativo e classista do movimento sindical deve aglutinar forças e se empenhar na construção de grandes lutas, rumo a uma nova greve geral, que una trabalhadores do serviço público com todos os demais setores da classe, contra o desmantelamento do Estado e dos direitos a muito custo conquistados.”

A resolução também traz críticas às grandes centrais, que, após a expressiva greve geral de abril, acabaram por abandonar a convocação da nova paralisação que ocorreria em 30 de junho, véspera da votação da reforma trabalhista, projeto que acabou sendo aprovado.

Praça da Sé

A decisão das centrais em torno da possível convocação da paralisação nacional foi aprovada simbolicamente pelos milhares de manifestantes – algumas avaliações apontam dez mil pessoas – que participavam do ato unificado na Praça da Sé, em São Paulo (foto abaixo), como parte das mobilizações nacionais contra as reformas de Temer promovidas no dia 10 de novembro.

Nota divulgada pelas centrais:

São Paulo, 10 de novembro de 2017

NOTA OFICIAL:

Centrais sindicais convocam paralisação nacional contra a Reforma da Previdência

Hoje, 10 de novembro de 2017, Dia Nacional de Lutas, quando milhares de trabalhadores se mobilizaram em todo o país, nós, sindicalistas e representantes das centrais sindicais abaixo assinadas, convocamos por unanimidade, caso seja marcada a votação da Reforma da Previdência no Congresso Nacional, um dia de paralisação nacional.

A proposta foi colocada em votação na manifestação realizada na Praça da Sé e aprovada por todos os presentes.

Seguiremos na luta para impedir a retirada de direitos com a Reforma Trabalhista e barrar a Reforma da Previdência, que ameaça a aposentadoria dos brasileiros.

Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB