Desde a manhã dessa segunda, 7 de agosto, sindicalizadas e sindicalizados do Sintrajud reservaram alguns minutos do dia para escolher a direção e conselho fiscal que conduzirão a entidade no triênio 2023-2026. De forma expressiva, 2.186 servidoras e servidores participaram da votação.
A reportagem do Sindicato ouviu trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário Federal que compareceram à sede para votar. Os entrevistados avaliaram positivamente o processo de votação.
O Sindicato disponibilizou estrutura para a votação eletrônica na sede e na subsede, com fiscalização e acompanhamento pelas chapas participantes do pleito, conforme anunciado no edital de convocação publicado em 1º de junho.
Jésus Afonso da Cruz, aposentado do TRE avaliou as eleições como um processo fundamental para a categoria. “Não estava conseguindo votar na minha residência, mas não queria deixar de participar desse processo que fortalece a entidade”, disse.
Atento aos ataques aos servidores públicos federais, Osvaldo Rubini, que também votou na sede da entidade, no Centro de São Paulo, contou que vota desde a unificação dos sindicatos, em 1995. Salientou a importância da democracia para fazer frente às lutas e reforçou a escolha da nova gestão da entidade, como “uma forma de garantir a nossa participação ativa no fortalecimento da luta sindical”, disse o servidor aposentado da Justiça Militar.
Durante a escolha dos representantes do Sindicato, muitos servidores elogiaram a votação eletrônica e toda estrutura montada para atender as servidoras e servidores. “Quero parabenizar o sindicato por garantir uma votação com lisura, prática e rápida, que possibilitou a ampla participação”, disse Duque de Marialva, aposentado da JFSP.
Encerrado o período de votação, o processo de apuração terá início às 20h, após a verificação dos votos em separado pela comissão eleitoral, para fins de validação ou não. Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube da entidade e aqui pelo site (assista no player abaixo).
Na sequência, será lavrada e lida a ata de apuração, com proclamação da chapa e candidaturas ao conselho fiscal vencedoras. Divulgados os resultados eleitorais nas mídias do Sindicato, terá início o prazo de 48 (quarenta e oito) horas para que qualquer candidato/a possa recorrer à comissão eleitoral. Se houver recursos, o colegiado julgará no dia 14 e, no dia 16, poderá ser apresentado pedido de reconsideração da decisão da comissão. Eventuais pedidos de reconsideração serão julgados em reunião no dia 17.
E no dia 21/08, segunda-feira, será realizada a cerimônia de posse da diretoria executiva e do conselho fiscal eleitos, na sede do Sindicato, com transmissão por meio do YouTube e Facebook do Sintrajud.