Categoria decide: ‘nossas pautas não cabem no arcabouço fiscal’


07/05/2023 - Niara Aureliano
9º Congresso reafirmou independência do Sindicato frente ao governo Lula/ Alckmin e rejeitou teto fiscal.

Foto: Joca Duarte

Servidores e servidoras presentes no 9º Congresso do Sintrajud rejeitaram o teto de gastos e o arcabouço fiscal, também conhecido como “calabouço” fiscal de Lula/Alckmin. A resolução foi aprovada por ampla maioria durante a plenária final, que acontece neste domingo, 7 de maio, em Atibaia.

A resolução também reafirma que o Sintrajud, entidade que representa os servidores e servidoras do Judiciário Federal de São Paulo, deverá manter-se independente frente ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seu vice Geraldo Alckmin (PSB). Além disso, deverá estar independente de partidos, assim como das administrações de tribunais e patrões.

Após discussão e acréscimos propostos pela plenária, a redação da Resolução ficou: “Não ao teto de gastos e sua continuidade no “calabouço” fiscal de Lula/Alckmin: garantir a independência do Sintrajud frente ao governo e partidos, assim como a administrações de tribunais e patrões”.

O objetivo da Resolução é colocar as pautas dos trabalhadores em primeiro lugar, para que se possa atuar pela reversão dos ataques já consumados e, da mesma forma, denunciar e enfrentar quaisquer ataques que possam vir por parte do novo governo.

Com a plenária lotada, no auditório do Atibaia Residence Hotel & Resort, congressistas concentram-se na leitura e discussão das 35 Resoluções de Conjuntura encaminhadas pelos Grupos de Trabalho (GTs), realizados nos dias 5 e 6 de maio.

Neste último dia de encontro congressual, servidores e servidoras participam da plenária deliberativa final, discutindo os acúmulos de 3 dias de intensas argumentações e polêmicas, ainda que respeitosas e marcadas pelo livre e democrático debate de ideias. O evento contou com 103 delegados, além de convidados, e se encerra neste domingo, 7 de maio.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM