Caravana do PJU/SP vai engrossar jornada de luta e ‘Ocupa Brasília’ com greve pelos 19,99%


24/03/2022 - Luciana Araujo
Inscrições para sindicalizados e sindicalizadas vão até sexta-feira, 25, às 16 horas; caravana será de ônibus para permitir maior participação.

Para engrossar a jornada de lutas aprovada pelo Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais), o Sintrajud enviará nova caravana a Brasília. A assembleia da categoria em São Paulo realizada nesta quarta deliberou nova greve, agora por 48 horas. Nos dias 30 e 31 de março os servidores e servidoras do PJU/SP vão cruzar os braços.

O objetivo é garantir a realização de atos e mobilizações não só nos estados mas também na capital federal em defesa da reposição salarial emergencial de 19,99% — defasagem acumulada por todas as categorias federais sob o governo Bolsonaro, de janeiro de 2019 a dezembro de 2021, sem prejuízo da luta pelas perdas históricas. A categoria realiza um ato em frente ao TRE-SP no dia 30 ao meio-dia.

Desta vez a caravana do Sindicato será de ônibus, a fim de viabilizar a participação de mais pessoas da categoria e colegas das carreiras que se articulam no Fórum dos Trabalhadores do Setor Público no Estado.

A partida de São Paulo está marcada para as 16 horas da próxima terça-feira (29 de março), em frente ao prédio onde fica a sede do Sindicato, na Rua Antônio de Godoy, 88, próximo ao Largo do Paissandu, no Centro da capital. A chegada em São Paulo está prevista para o dia 31 pela manhã. É necessário estar sindicalizado para participar da caravana, e quem não estiver filiado ainda mas quiser engrossar a luta em defesa do reajuste pode ingressar nos quadros do Sindicato clicando aqui.

Inscreva-se aqui para participar da caravana

Como a assembleia desta quarta-feira, 23 de março, aprovou a participação da categoria no calendário proposto pelo Fonasefe e incorporado pela Fenajufe (a federação da categoria), a possibilidade de servidoras e servidores aderirem à paralisação é mais um incentivo a também participarem da caravana é maior. Serão observadas todas as regras de segurança sanitária, e o embarque no ônibus estará condicionado à apresentação de comprovante do ciclo vacinal completo.

Jornada de lutas e ‘Ocupa Brasília’

No dia 30, categorias de todo o país vão ocupar a capital federal para cobrar resposta do governo sobre o reajuste. Em reunião conquistada pela greve do último dia 16 e a vigília realizada por diversas categorias em frente ao Ministério da Economia desde o dia 17, a  Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal da pasta assumiu compromisso de apresentar um posicionamento aos servidores até o próximo dia 1º de abril (leia aqui).

O calendário aprovado pelo Fonasefe inclui: a busca da audiência com o Ministério da Economia que aconteceu neste dia 22; uma mobilização nacional em Brasília e nos estados, com atos, greves e paralisações, nos dia 29 a 31 de março; no dia 30 o chamado ‘Ocupa Brasília’, que reunirá representações maiores de todas as categorias e todo o país. Além de atos nos estados no dia 1º de abril em defesa da democracia, na passagem dos 58 anos do golpe empresarial-militar que resultou na ditadura implantada no país em 1964. Também estão previstos protestos em defesa do SUS no dia 7 de abril (Dia Mundial da Saúde). O Fonasefe, a Fenajufe e o Sintrajud também orientam a presença do funcionalismo nos atos convocados pela campanha ‘Fora Bolsonaro’ em 9 de abril.

O governo federal é o principal responsável pelo congelamento salarial e o aumento do custo de vida e por isso é importante engrossar as mobilizações contra Jair Bolsonaro (leia aqui análise do assessor econômico do Sintrajud, Washington Moura).

Desde 18 de janeiro o funcionalismo cobra tratamento isonômico, tendo em vista que o governo tentava assegurar reajuste somente às carreiras policiais, e reposição das perdas inflacionárias. Mas as entidades representativas só foram recebidas após a greve de 24 horas, da qual o Sintrajud e a categoria em São Paulo participaram ativamente (leia aqui), e diante da construção de uma greve por tempo indeterminado. Foi a mobilização unitária também que derrotou no ano passado a tentativa do governo de aprovar a ‘reforma’ administrativa (PEC 32/2020).

Nesta quarta-feira, 23, o ator Paulo Betti gravou nova mensagem de apoio à luta dos servidores públicos. Confira o vídeo da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público e republicado no Instagram do Sindicato:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ғʀᴇɴᴛᴇ ᴅᴏ sᴇʀᴠɪᴄ̧ᴏ ᴘᴜ́ʙʟɪᴄᴏ (@frenteservicopublico)

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM