Campanha Salarial dos servidores federais é lançada em Brasília com críticas ao novo ‘arcabouço fiscal’

18/05/2023 - Helcio Duarte Filho
Ato simbólico em frente à Câmara lançou a próxima Campanha Salarial conjunta das servidoras e servidores federais.

A manifestação de lançamento da próxima campanha salarial conjunta das servidoras e servidores públicos federais teve duras críticas à proposta de novo arcabouço fiscal (PLP 93/2023), que tramita no Congresso Nacional.

No ato simbólico realizado na Entrada da Câmara dos Deputados, no Anexo II, o projeto foi associado a interesses do mercado financeiro e apontado como um modelo que não quebra efetivamente o atual ‘teto dos gastos’ e seguirá asfixiando os serviços públicos e limitando as políticas sociais.

No mesmo dia, o pedido de urgência para tramitação do projeto do ‘arcabouço fiscal’ foi aprovado, por 367 votos a 102, e é possível que a proposta seja apreciada na próxima semana.

PEC-32

A tentativa do presidente da Câmara, Arthur Lira, de ressuscitar a ‘reforma’ Administrativa (PEC-32) também foi repudiada durante o ato, organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual a Fenajufe e o Sintrajud participam.

A manifestação defendeu que as perdas salariais passadas, que reduziram o poder de compra dos salários, não sejam esquecidas, a abertura de negociação real em torno da reestruturação das carreiras, buscando corrigir distorções.

Também foi cobrada a revogação de todas medidas, incluindo ‘reformas’, que eliminaram direitos trabalhistas, previdenciários e cercearam a organização sindical, aprovadas e implementadas nos governos Bolsonaro e Temer.

Reivindicações centrais da Campanha Salarial 2024:
Recomposição das perdas salariais;
Equiparação dos auxílios entre poderes;
Revogaço JÁ!
Mesas específicas de carreira JÁ!
Não ao Arcabouço fiscal!

No vídeo do Fonasefe, momento do ato em Brasília.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (@fonasefe.oficial)