Campanha salarial: confira o calendário de mobilização aprovado no 11º Congrejufe


02/05/2022 - Shuellen Peixoto
Resoluções da plenária final, que aconteceu no sábado, 30 de abril, apontam possibilidade de greve no final de maio.

Os delegados e delegadas que participaram do 11º Congresso Nacional da Fenajufe aprovaram a intensificação da luta pela recomposição salarial da categoria. Na plenária final, que aconteceu no sábado, 30 de abril, servidores aprovaram consensualmente a construção de um calendário de lutas e um dia nacional de mobilização e paralisações no dia 19 de maio para pressionar o governo Bolsonaro a garantir a recomposição salarial dos servidores públicos federais.

Delegadas e delegados destacaram a necessidade de ampliar a mobilização nos próximos meses para garantir o reajuste emergencial de 19,99%, índice mínimo para recuperar as perdas, pelo IPCA, apenas dos últimos 3 anos.

Os diretores do Sintrajud, que são parte do coletivo de oposição LutaFenajufe, defenderam que além dos dias de mobilização e caravanas a Brasília, o congresso aprovasse um indicativo de greve nacional, a exemplo do que têm feito categorias de trabalhadores do INSS e do Banco Central. “As movimentações que a Fenajufe tem feito de reuniões e negociações com os tribunais superiores são muito importante. No entanto, não será suficiente. Só teremos reajuste se houver unidade das categorias e mobilização, temos que repetir o que foi a greve de 2012 quando conseguimos reajuste para todo serviço público”, destacou Henrique Sales, diretor do Sindicato e servidor do TRT-2.

O indicativo, no entanto, não foi aprovado. Na avaliação dos dirigentes ligados ao setor que compõe a maioria da direção da Federação, ainda é preciso fortalecer a mobilização e diálogo nas bases dos sindicatos para só então debater a construção de uma greve nacional.

Calendário aprovado:

09 a 13 de maio – semana de realização de assembleias para deliberação da paralisação do dia 19 e debate sobre o conjunto do processo de mobilização.

12 de maio – dia de caravanas e mobilizações em Brasília, com a participação de colegas do Sinasefe e da UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas).

19 de maio – dia de mobilização e paralisações nos estados, incorporando outras reivindicações de segmentos da categoria ou locais.

25 a 29 de maio – nova semana de assembleias para avaliação da mobilização e possibilidade de ingresso em greve.

Além do calendário de mobilização, a plenária final do 11º Congrejufe aprovou a paridade e entre homens e mulheres na direção da Federação. A proposta foi acatada por ampla maioria em um congresso que foi marcado por lamentáveis episódios de machismo (veja aqui).

A nova direção da Fenajufe também foi eleita durante a plenária final do Congresso. A chapa 1 – LutaFenajufe obteve 66 votos e indicou três titulares e um suplente à diretoria. Fabiano dos Santos, diretor do Sintrajud e servidor do TRT-2, segue na coordenação geral. Também diretora do Sindicato, Luciana Carneiro (TRF-3) assume o primeiro mandato na diretoria da federação (veja mais aqui).

Outra diretora do Sintrajud, a servidora da Justiça Federal Maria Ires Graciano Lacerda recebeu 136 votos e passa a ser suplente do Conselho Fiscal.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM