Audiência na Câmara dos Deputados debate Capacitismo no Serviço Público em 11 de julho


02/07/2024 - Giselle Pereira
Diretora do Sintrajud Isabella Leal participará da mesa com especialistas e representante de ministério, às 14h, em Brasília; atividade conta com transmissão ao vivo.

A Comissão de Administrativo e Serviço Público da Câmara dos Deputados realiza no dia 11 de julho, quinta-feira, audiência para debater Capacitismo no Serviço Público. A iniciativa, requerida pela deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) e Glauber Braga (Psol-RJ), acontece às 14h e será transmitida pela TV Câmara. A dirigente do Sintrajud Isabella Leal, servidora do TRT-2, será uma das debatedoras, representando o Sindicato.

O evento contará ainda com a participação das especialistas: Anna Paula Feminella, Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC); Luciana Viegas, professora e ativista, fundadora do movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI) no Brasil; Rafael Faria Giguer, escritor e Auditor Fiscal do Trabalho; Mariana Lúcia Agnese Costa e Rosa, representante do Instituto Cáue; e representante do Sindicato Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andes-SN).

Um dos objetivos da audiência pública na Câmara é revisitar o debate sobre o capacitismo no serviço público e dar visibilidade ao tema, uma vez que o assunto não tem o destaque no sentido de efetivar direitos. Assim, a discussão possibilita combater a temática e construir políticas públicas que contribuam para transformar a atual situação marcada pelo assédio e exclusão.

Durante a atividade, em Brasília, entidades sindicais, representantes do Governo Federal, movimentos sociais, lideranças PcD, parlamentares ligados à luta contra o capacitismo, pesquisadores e intelectuais se debruçarão sobre o tema, possibilitando avançar no fortalecimento da luta contra o preconceito e em defesa das pessoas com deficiência no Brasil. 

Servidores e servidoras em reunião on-line no último dia 25. No dia 11/7, quinta, haverá audiência na Câmara para discutir o capacitismo no serviço público. Foto: Gilson Amaro

Primeira reunião de servidores com Deficiência  

No dia 25 de junho, foi realizada de forma on-line, a primeira reunião  com os servidores e servidoras com deficiência, que dialogaram sobre as condições de trabalho, assédio moral e capacitismo no PJU. Também destacaram a importância da audiência pública que será realizada na Câmara dos Deputados, no dia 11 de julho, para avançar nas discussões em torno da pauta. O encontro foi coordenado pela diretora do Sintrajud Isabella Leal (TRT-2) e contou com a participação das dirigentes Rosana Nanartonis (aposentada/TRE) e Lynira Sardinha (TRT-2), além do diretor Ciro Manzano (TRE) e da coordenadora da Federação Nacional Luciana (Fenajufe) Carneiro (TRF-3).

Buscando envolver o grupo, a diretoria apresentou as principais frentes de luta contra o capacitismo no serviço público. O Sintrajud e a Fenajufe da categoria têm pautado junto aos parlamentares reivindicações em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “É importante que, em casos de capacitismo, os colegas procurem o sindicato que dará todo apoio e, se necessário, encaminhará o caso ao setor jurídico”, disse Isabella. 

Durante a atividade, que teve expressiva participação dos PcD, foram destacados os desafios e dificuldades enfrentados no cotidiano laboral. O segmento definiu que haverá uma reunião na última terça-feira de cada mês, fortalecendo o coletivo.

Serviço

Audiência pública: Capacitismo no Serviço Público

Data: 11 de julho

Horário: 14 horas 

Local: plenário 08 da Câmara dos Deputados, em Brasília

 

#paratodosverem

Na imagem, vê-se uma reunião virtual, fundo preto, com fotos: Gilson Amaro, branco, de cabelo curto, liso e preto, usa camisa branca. Isabella Leal, branca, com batom vermelho e blusa rosa. Luciana Carneiro, morena, cabelos castanhos e na altura do ombro, leva óculos de grau. João Carlos, branco, cabelos castanhos escuros, de camisa lilás. Ciro Manzano, branco, com barba e cabelos também brancos, leva óculos de grau. Rosana Nanartonis, morena, cabelos curtos, castanhos e escuros, com óculos de grau, sorriso largo, blusa amarela com uma camisa de frio de listras pretas e brancas. Mônica, morena, sorrindo, cabelos escuros e longos. Ione, branca, oriental, cabelos curtos, lisos e brancos, blusa rosa. Patrícia Aguiar, morena, cabelo curto e preto, leva óculos, blusa preta com cores amarelas na frente. Narciso, moreno, cabelo curto, barba preta, camisa verde musgo.

Quanto aos outros participantes: Dan Vilela, Diego Santos, Adriano, Júlio, Simone, não aparecem seus registros fotográficos, apenas tendo sido disponibilizados seus nomes, porém participaram normalmente da reunião.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM