Atos exigem revogação de medidas que atacam direitos indígenas


01/02/2019 - Luciana Araujo

 

Servidores do Judiciário Federal e dirigentes do Sintrajud participaram na tarde desta quinta-feira (31 de janeiro) do ato em defesa dos povos indígenas e contra a Medida Provisória 870/2019, editada pelo governo Bolsonaro ainda em 1º de janeiro. O protesto também questionou o esvaziamento da Fundação Nacional do Índio (Funai) e demandou o retorno das políticas indigenistas ao Ministério da Justiça. Sob o mote “Sangue índigena: nenhuma gota a mais”, manifestações organizadas pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) aconteceram em todo o país e mobilizaram a internet com as hashtags #JaneiroVermelho e #DemarcaçãoJá.

A entidade indígena aponta que em janeiro deste ano “pelo menos seis invasões foram confirmadas em territórios dos povos tradicionais em diferentes regiões do país”. A Apib aponta que as mudanças promovidas pelo atual governo ameaçam a vida dos cerca de 900 mil integrantes de nações e etnias ainda sobreviventes ao etnocídio praticado desde 1500. De acordo com a Funai, existem hoje no Brasil 305 diferentes etnias, que falam 274 línguas. Quando da chegada dos portugueses ao território que deu origem ao Estado brasileiro, estima-se que a população indígena era superior a 3 milhões de pessoas.

No início deste mês, a Apib protocolou representação junto à Procuradoria Geral da República contra a MP 870, que transfere a atribuição de identificar, delimitar, demarcar e registrar as terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Esta pasta é chefiada pela ruralista Tereza Cristina. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) também ajuizou ação de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal questionando a transferência de funções, que antes eram atribuídas à Funai.

Tereza ficou conhecida como a “musa do veneno” por defender a liberalização do uso de agrotóxicos e ter recebido financiamento de campanha de grandes produtores rurais. Em novembro do ano passado, o jornal ‘Folha de S.Paulo’ também divulgou trechos da delação do ex-diretor da JBS Valdir Aparecido Boni à PGR, em meio às investigações da Operação Lava Jato. Segundo Valdir, a ministra teria concedido incentivos fiscais ao grupo enquanto era Secretária Estadual de Desenvolvimento do Mato Grosso do Sul e arrendava uma área de sua propriedade no município de Terrenos (MS) à empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista. A ministra nega irregularidades.

Durante o protesto também foi criticada a política de municipalização do atendimento em saúde às populações indígenas, dado que as especificidades desses brasileiros exigem investimentos  com os quais muitas das cidades não têm como arcar.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM