Atos em Brasília vão exigir correção de salários, congelados sob inflação de 2 dígitos

18/01/2022 - Helcio Duarte Filho
Entidades sindicais levarão documento a Guedes; também haverá pressão nas redes sociais. Fenajjufe faz 'Ampliadinha' na quarta (19) e terá audiência no STF na quinta (20)

A campanha que está sendo articulada pelo funcionalismo público federal para pôr fim ao congelamento salarial ganhará as ruas, pela primeira vez, nesta terça-feira, 18 de janeiro de 2022. Os servidores vão dizer que é inaceitável o desrespeito à revisão salarial num período no qual a inflação acumulada em doze meses já supera os dois dígitos (10,06%/IPCA-2021).

As manifestações públicas conjuntas ocorrem em Brasília a partir das 10 horas, em frente ao Banco Central; e às 14 horas, no Ministério da Economia. O uso de máscara é obrigatório. Haverá movimentação nas redes sociais, com a categoria sendo chamada a compartilhar mensagens que busquem dar visibilidade à luta.

As entidades sindicais vão levar ao ministro Paulo Guedes (Economia) um documento reivindicando a reposição das perdas salariais para todos os setores do funcionalismo. O movimento defende também o arquivamento da ‘reforma’ administrativa (PEC 32) e a revogação do chamado ‘teto dos gastos’. A  Emenda Constitucional 95 congelou os orçamentos dos serviços públicos e das políticas sociais, enquanto manteve sem travas os pagamentos de juros e amortizações das dívidas públicas a banqueiros.

Algumas categorias planejam paralisar por 24 horas neste dia, entre elas os servidores e servidoras da Receita Federal – onde mais de 800 ocupantes de postos de chefias entregaram seus cargos em um ato coletivo de protesto. As atividades estão sendo convocadas em conjunto pelo Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) e pela Fonacate (Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado), que inicialmente marcou o dia de protestos.

‘Ampliadinha’ e audiência no STF

Nesta quarta-feira (19), acontecerá uma reunião virtual da diretoria da Federação Nacional dos Servidores do PJU e MPU (Fenajufe), das 17 às 20 horas, com participação das entidades filiadas, que poderão indicar até três representantes cada. Já na quinta-feira (20), a direção da federação deve ser recebida, também virtualmente, pela ministra Rosa Weber, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal que se encontra responsável pelo plantão de recesso.

Os dirigentes sindicais vão pedir empenho do STF para que a Constituição Federal seja respeitada e seja encaminhada a recomposição ao menos em parte dos salários. As perdas somente nos três anos de governo Bolsonaro já beiram os 20%.

Calendário

18/1 – Ato unificado dos servidores públicos em defesa do reajuste salarial para todos.

– 10 horas – Concentração no Banco Central

– 14 horas – Ministério da Economia

19/1 – Reunião virtual da Diretoria Executiva da Fenajufe, ampliada aos sindicatos filiados (Ampliadinha), das 17h às 20h, com participação de até três representantes por sindicato filiado.

20/1 – Audiência da Fenajufe com a vice-presidente do STF, Rosa Weber – que está no plantão do recesso. A atividade será virtual.

21/1 – Próxima reunião do Fonasefe.

27/1, às 15h – Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais (organizada pelo Fonasefe, por videoconferência).

28/1 – Coletiva de Imprensa, às 10h.

2/2 – Ato em Brasília no retorno do recesso Legislativo e Judiciário (caso haja condições sanitárias).

14/2 a 25/2 – Proposta de entrada em Estado de Greve, com jornada de mobilização no período.

9/3 – Indicativo de Greve Geral do Funcionalismo Público.