Atos deste dia 21 terão urna para votação sobre privatizações da Sabesp, Metrô e CPTM

20/09/2023 - Giselle Pereira
Objetivo é reunir apoio contra a liquidação do saneamento e transporte público paulista; campanha foi lançada no último dia 5.

O Sintrajud participa do plebiscito popular sobre a privatização de três empresas públicas estaduais estratégicas para a população: Sabesp, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Metrô. Acesse aqui o site oficial do plebiscito e obtenha todos os materiais e informações necessárias para participar da campanha.

A urna está disponível para votação na sede do Sindicato, na Rua Antônio de Godoi, nº 88, Centro de São Paulo, das 10h às 17h. Mas será levada aos atos deste dia 21 de setembro, às 13h30 no átrio do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa e no hall da JT/Praia Grande. O ato concomitante e conectado via sala virtual no Zoom permitirá também a participação de colegas de outras unidades judiciárias on-line (clique aqui).

A manifestação vai cobrar e isonomia no pagamento de benefícios para servidores e juízes e mais verbas para o financiamento da assistência em saúde. Além da antecipação, para fevereiro de 2024, da última parcela da recomposição salarial (prevista para 2025). Também está na pauta a cobrança da sanção presidencial ao projeto de lei que assegura a preservação dos quintos, incorporação do adicional de qualificação para técnicos judiciários com formação superior, o pagamento cumulativo da GAE e VPNI aos oficiais de justiça e a essencialidade da carreira judiciária (PL 2342/2022).

A urna será levada a todas as atividades presenciais do Sindicato, e quem quiser ou morar fora das localidades onde a urna estará disponível pode votar na consulta on-line. A ideia central da iniciativa é ganhar a população do estado de São Paulo para a luta. O plebiscito envolve mobilizar diversos setores sociais, como comunidades religiosas, escolas, trabalhadores da iniciativa privada e do setor público, universidades, entre outros, contra a privatização das três estatais.

As empresas prestam serviços que são direitos essenciais: abastecimento de água e saneamento, transporte coletivo municipal e intermunicipal. Também está em discussão indicativo de greve geral para outubro e a realização de audiências públicas na Grande São Paulo e no interior. Existem urnas nas cidades de Araçatuba, Presidente Prudente, Ourinhos, Bauru, Marília, Sorocaba, Campinas, Guaratinguetá, Ribeirão Preto, São Carlos, Santos, Itapeva, Jundiaí, Osasco, entre outros.

Sintrajud
Contra a agenda de privatizações do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), as servidoras e os servidores apoiaram a articulação da campanha unificada no estado. Foi o que se deu durante assembleia geral no dia 22 de agosto, quando a categoria repudiou a política privatista e votou pela participação do Sintrajud nas atividades do calendário de mobilizações.

O plebiscito
A consulta popular pergunta: ‘Você concorda com a privatização da Sabesp, CPTM e Metrô?’. É possível votar ainda nas estações de metrô Brás, Artur Alvim, Jabaquara e Corinthians-Itaquera, e nas estações de trem Osasco, Grajaú e São Caetano. Veja aqui os principais pontos fixos de votação.

Também é possível solicitar um ponto de votação pelo site por meio de um cadastro, que reúne também materiais informativos da campanha. Apoie a iniciativa e participe!