Ato inicia Encontro celebrando unidade para deter ‘reforma que destrói serviços públicos’


30/07/2021 - Helcio Duarte Filho
Evento virtual de abertura destacou importância de unir servidores das 3 esferas e construir uma greve geral do setor em 18 de agosto 

O Encontro Nacional do Serviço Público começou com um ato virtual que celebrou a unidade e destacou a necessidade de fazer de agosto um mês de fortes mobilizações para deter a ‘reforma que destrói os serviços públicos’. O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo (Sintrajud) e a federação nacional (Fenajufe) participam do evento.

Clicar para assistir ao ato no Facebook
Clicar para assistir ao ato no Youtube

Organizado por onze centrais sindicais e por outras organizações nacionais da luta contra a PEC-32, o encontro prosseguirá na manhã desta sexta-feira, dia 30 de julho de 2021, também virtualmente, em decorrência das medidas de segurança sanitária adotadas na pandemia da covid-19. Mais de cinco mil pessoas de todas as regiões do país se inscreveram para a videoconferência. O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) integra a organização da atividade, assim como o movimento “Basta” e a Frente Mista Parlamentar em Defesa dos Serviços Públicos.

Elaborar um plano de mobilização que envolva os 12 milhões de servidores municipais, estaduais e federais do país é o principal desafio do encontro. Ao longo desta sexta, a partir das 9 horas, os participantes vão debater como fazer isso e tecer as bases de um movimento que seja capaz de travar a proposta de emenda constitucional enviada pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional.

Duas datas já foram levantadas durante o evento de abertura, na noite da quinta-feira (29): o dia 3 de agosto, quando um ato em Brasília deverá incidir sobre os parlamentares no retorno dos trabalhos legislativos após o recesso; e dia 18 do mesmo mês, para quando se articula a construção de uma greve geral de todo funcionalismo público. Já há acordo quanto às duas datas de mobilização.

Live-ato

A live que iniciou o encontro durou 1h25min e foi transmitida por dezenas de páginas das entidades no Facebook – entre elas a do Sintrajud. Também pode ser assistida no canal do Youtube do movimento ‘Contra a PEC 32’. A plenária que começou na manhã desta sexta não será transmitida pelas redes sociais. A participação é restrita aos que se inscreveram para o encontro.

Dirigentes das centrais sindicais, das organizações nacionais que atuam na campanha e parlamentares se revezaram em breves mensagens, a maioria gravadas, saudando a unidade, criticando a reforma de Bolsonaro e Paulo Guedes (Economia) e defendendo a mobilização para impedir que ela seja aprovada no Congresso Nacional.

Convocam o encontro as seguintes centrais sindicais: CUT, CTB, CSP-Conlutas, Força Sindical, UGT, NCST, CSB, Intersindical, Pública, CGTB e Intersindical IL. “São mais de cinco mil pessoas inscritas para o nosso encontro. Com certeza absoluta vamos construir uma unidade forte para combater o governo genocida, o governo que quer destruir o serviço público, o governo da rachadinha”, disse o servidor David Lobão, dirigente da CSP-Conlutas que participou da apresentação do ato representando o Fonasefe. “[Vamos derrotar esse projeto] deste governo genocida, racista, machista e homofóbico”, disse Jucélia Vargas, que também participou da apresentação do evento, representando a CUT.

A PEC-32 se encontra na Comissão Especial da Câmara. A pretensão do governo era, até antes do recesso, aprovar um parecer favorável até meados de agosto. Na quarta-feira (28), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que a PEC-32 segue como prioridade e que espera levá-la ao Plenário para votação até novembro – sabe-se, porém, que o objetivo do governo é votar a proposta assim que avaliar ter votos para isso. É o que as servidoras e servidores que participam deste encontro nacional querem impedir – e buscam trazer o conjunto da categoria e a população para esta luta.

 

Reprodução da tela da plenária no segundo dia do encontro

 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM