Ato em Brasília defende revogação da EC 95, data-base e abertura de negociações

19/06/2018 - helio batista

Servidores públicos federais realizaram, na tarde desta terça-feira (19), ato público em frente ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, no qual defenderam políticas públicas que valorizem os serviços públicos, a revogação da Emenda Constitucional 95, que congela os orçamentos do setor, e a abertura de negociações.

Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público Federal participam da mobilização. “Não havia um número em massa de servidores no ato no Planejamento, mas havia representações de sindicatos do país todo”, disse a servidora Cláudia Vilapiano, da direção do Sintrajud. “Saímos em caminhada do Ministério em direção ao Supremo Tribunal Federal; estamos mandando o recado, o pessoal está com ânimo, fazendo barulho.”

O servidor Rodrigo Mércio, do Rio Grande do Sul, avaliou o ato como o início, o “pontapé inicial”, de uma luta que deverá prosseguir. “Todos os servidores precisam se unir para conquistar de fato o direito à data-base”, disse o dirigente do Sintrajufe-RS.

A manifestação prosseguia às 17h45min desta terça, em frente ao STF. Representações de dezenas de entidades sindicais da categoria se deslocaram a Brasília para participar dos atos. Elas integram direta ou indiretamente o Fonasefe (Fórum das Entidades Sindicais Nacionais dos Servidores Públicos Federais), que convocou as atividades.

Os protestos ocorrem na véspera de possível retomada do julgamento no Plenário do Supremo Tribunal Federal de ação referente à data-base e à revisão anual dos salários. A caminhada ao STF busca chamar a atenção e sensibilizar os ministros para a questão da data-base e da revisão anual dos salários – desrespeitados por sucessivos governos ao longo das últimas décadas.