Ato em Brasília ‘abraça’ campanha pela reintegração da servidora Beatriz Massariol

02/08/2022 - Helcio Duarte Filho
Manifestação nacional da luta salarial expressa solidariedade e apoio à servidora demitida pela presidente do TRF-3

A solidariedade e apoio à luta pela reintegração imediata da servidora Beatriz Massariol também se expressou em Brasília, durante manifestação de servidoras e servidores em frente ao Ministério da Economia. Os participantes declararam apoio à servidora e ao Sintrajud pela reintegração, ‘abraçando’ esta luta empunhando os cartazes da campanha.

O ato realizado na tarde desta terça-feira, 2 de agosto de 2022, integra a semana de mobilização pela previsão de recomposição salarial na proposta orçamentária de 2023. Ele ocorreu no Espaço do Servidor e em frente a um dos prédios da Economia, na Esplanada dos Ministérios.

Além de servidoras e servidores do Judiciário Federal, também participaram representantes sindicais de outras categorias, como educadores das universidades e de institutos federais de ensino. “Estamos trabalhando [também aqui em Brasília] a campanha pela reintegração da Beatriz”, relata Luciana Carneiro, da direção do Sintrajud e da federação nacional (Fenajufe).

A oficiala de justiça Beatriz Massariol foi demitida pela presidente do Tribunal Regional Federal, desembargadora Marisa Santos, no dia 18 de julho de 2022. A decisão desconsiderou, inclusive, o parecer da comissão processante instaurada pela administração contra a servidora.

Luciana informa que a delegação do Sintrajud que está em Brasília, além de levar esta luta ao ato conjunto, sendo muito bem recebida,percorreu gabinetes parlamentares expondo o ocorrido e solicitando apoio.

Receptividade

A servidora Anna Karenina, também dirigente do Sintrajud, que participa da mobilização em Brasília, disse que a campanha vem ganhando apoio e solidariedade. “Estamos tendo bastante receptividade por onde passamos”, constatou, referindo-se tanto às conversas nos gabinetes parlamentares, quanto ao contato com servidores de outros setores do funcionalismo. “Muitos nos disseram que a demissão da Beatriz é um ato político de afronta às entidades sindicais”, destacou.

A deputada federal Taliria Petroni (PSOL-RJ) declarou apoio pelo Twitter: “Beatriz Massariol, servidora do TRF3, foi exonerada durante tratamento de saúde. Todo apoio à luta do @Sintrajud pela reintegração imediata desta servidora e dirigente sindical”, escreveu a parlamentar.

O apoio à campanha pela reintegração de Beatriz Massariol é parte das reivindicações das mobilizações que acontecem nesta quarta-feira (3) no Judiciário Federal em São Paulo, com paralisação de 24 horas e ato conjunto a partir das 14 horas, em frente à sede do Tribunal Regional Federal da 3a Região, na avenida Paulista.

Ato em frente ao Ministério da Economia, em Brasília: solidariedade pela reintegração de Beatriz
foto: Dandara Teia