Depois de dois anos de intervalo, a partir deste sábado, 21 de maio, começa a 19ª edição da Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho (ONJT), em Blumenau, Santa Catarina. Essa edição, que acontece até o dia 27, marca a retomada após a pausa imposta pelas restrições e necessidade de afastamento da pandemia. A delegação do TRT-2 estará representada nas modalidades: vôlei feminino, futebol soçaite, futsal, natação, tênis de campo, xadrez e dominó.
A Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho é organizada pela Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista (Anastra) e reúne equipes de TRTs de todo o país, além do Tribunal Superior do Trabalho e, nesta edição, também reunirá colegas da Justiça Federal e Ministério Público da União.
Um dos destaques da delegação de São Paulo é a equipe de vôlei feminino, bicampeã no evento que voltará às quadras esse ano. A grupo foi montado em 2018 e, mesmo com pouco tempo para treinar, conquistou a medalha de ouro nas duas últimas edições das olimpíadas.
“Nossa equipe teve a primeira participação em 2018, inclusive em Blumenau também, não treinávamos juntas, mas nos conhecemos e o entrosamento aconteceu dentro da quadra mesmo, semanas antes das olimpíadas. E acabamos sendo surpreendidas pelo resultado”, afirmou Camila Duarte Pereira, servidora do TRT-2 e uma das integrantes da equipe. “Também não conseguimos treinar juntas em 2019, somente alguns jogos amistosos antes da última edição, em 2020 tínhamos um planejamento para treinar, mas fomos surpreendidas pela pandemia”, completou Camila.
Sobre o favoritismo da equipe de Vôlei Feminino, Camila acredita que a pressão deste ano diminuiu por conta do intervalo sem competir. “O intervalo deu um ar de novidade, acredito que a pressão é menor. Vamos mudar o sistema tático e vamos em busca do nosso tricampeonato, mas vamos para nos divertir e fortalecer nossos laços, eu tenho muito orgulho da trajetória que construímos até aqui”, destacou a servidora. Ainda na opinião de Camila, a ONJT é um espaço de construção de laços entre servidores de todo o país através do esporte. “Eu digo sempre que quem vai uma vez para ONJT retorna sempre, porque é um espaço legal de competição, torcida, mas também de muita integração e criação de laços. E também serve para servidores das Justiças do Trabalho, Federal, Eleitoral de diferentes regiões do país se encontrarem, conversarem sobre como está a luta, o trabalho e o sindicalismo, o panorama político como um todo”, disse Camila.
Como nos anos anteriores, o Sintrajud contribuiu com a organização da delegação de São Paulo. “Espaços como a ONJT são importantes na socialização entre os colegas de todo o país, nosso papel enquanto entidade representativa da categoria é estimular a participação”, destacou Henrique Sales Costa, diretor do Sindicato e um dos integrantes da equipe de futsal e futebol soçaite.
Confira abaixo a delegação do TRT-2 e JF:
Xadrez
Clayton massaaki Hirose
Isaías Nunes Cavalcanti
Pedro Breier
Dominó
Vera Soares Furis
Natação
Sheilla Regina Brevidelli
Lara Longo Franco
Igor Damasceno de Lima
Volei Feminino
Andrea S. Pegoraro
Camila Duarte Pereira
Déborah Clini
Luciana Carla Correa Bertocco (magistrada)
Maria Claudia A Moura
Marianne Silva Malvezzi
Samia Pereira Salomão
Syrlei Soares
Futebol Soçaite e Futsal
Adriano Daciulis
Eduardo Pereira Galindo
Henrique Sales Costa
Igor Damasceno de Lima (ex-servidor do TRT-2, atualmente no TRT-15 que integra a delegação porque aquele Regional não tem um time)
João Antônio da Rocha Ataide
Luis Antônio Campana soares
Marcos Batista de Holanda
Pedro Lorenzi Breier
Reginaldo Ferreira de Brito
Renan Bascheroto de Almeida
Tadeu Romano de Godoy
Thiago Nunes
Tênis de Campo Masculino
Paulo Cesar Schiavi Martins
João Márcio Pietralonga Fernandes
Tênis de Campo Feminino
Lara Longo Franco
Dupla volei de areia categoria livre
Camila Duarte
Samia Salomão
Dupla volei de areia categoria master
Andrea Pegoraro
Luciana Bertocco
Atletismo
Lara Longo Franco
*Matéria atualizada no dia 30 de maio às 12h01