Assembleia online no dia 11 elege comissão eleitoral do Sintrajud

08/07/2020 - Luciana Araujo
Para votar, associados terão que se credenciar, entre 9h e 11h30 de sábado, por meio de link que será publicado no site da entidade, apresentando documento oficial com foto e CPF.

NOTA DA REDAÇÃO: O CREDENCIAMENTO PARA PARTICIPAR DA ASSEMBLEIA DE ELEIÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL SE ESTENDERÁ ATÉ ÀS 12H45.

As eleições do Sintrajud estão chegando, e neste ano o processo terá uma série de novidades, acontecendo de forma 100% digital. No próximo sábado, às 13 horas, será realizada a assembleia online onde será decidida pela categoria a composição da comissão eleitoral. A comissão será composta por, no mínimo, três servidores e/ou servidoras do Judiciário Federal no Estado de São Paulo filiados ao Sindicato e em dia com as obrigações estatutárias. A formação total da comissão será necessariamente ímpar, por isso, cada um dos presentes à assembleia poderá votar em até três postulantes a integrar o colegiado, ao qual vão se somar um representante de cada chapa inscrita no pleito.

A assembleia acontecerá por meio da plataforma online Zoom. Se você ainda não tem o aplicativo instalado, basta clicar aqui para Android, iPhone ou computadores.

Atenção: você tem que se credenciar para votar

Para assegurar que todos os associados possam participar com segurança e em igualdade de condições, uma das principais novidades do processo digital será o credenciamento prévio para assegurar a identificação de todos os participantes das decisões sobre os rumos do Sintrajud.

A votação na assembleia será precedida do credenciamento das servidoras e servidores, de forma super simples. Basta acessar o site do Sindicato entre 9h e 11h30 do dia 11 de julho e entrar no link de credenciamento telepresencial. Atendentes habilitados pelo Sintrajud vão solicitar apresentação de documento oficial com foto e CPF. Caso no seu documento de identificação não conste o número do Cadastro de Pessoa Física será necessário apresentá-lo.

Caso tenha interesse em se candidatar à comissão, deve manifestá-lo no momento do credenciamento.

Senha para ingresso na assembleia

A partir das 13 horas, será possível acessar a sala virtual, por meio do link que estará disponível aqui no site, conhecer as candidaturas e participar dos debates.

A senha para votação dos candidatos a integrantes da comissão eleitoral somente será enviada após o início da assembleia aos associados que se credenciarem no período da manhã e ingressarem no ambiente virtual onde se darão os debates.

Esses procedimentos são fundamentais para garantir a democracia e participação de todas e todos os colegas dos quatro ramos do Judiciário Federal no Estado, com segurança sanitária e transparência.

Os atos de identificação, credenciamento e assembleia serão gravados em vídeo, para fins de segurança, resguardado o voto direto e secreto.

Votação

Uma vez iniciado, o regime de votação por meio do sistema digital e telepresencial terá duração de até 60 (sessenta) minutos, sendo realizado o voto com a senha recebida após o início da assembleia. Ressalta-se que a senha de votação será distribuída somente aos servidores e servidoras credenciados na parte da manhã e que ingressarem no ambiente virtual da assembleia.

A apuração dos votos dos eleitos para integrar a comissão eleitoral se dará na própria assembleia. Na sequência, haverá outra votação, para decidir, dentre os três integrantes eleitos anteriormente, quem presidirá a comissão.

A comissão eleitoral será empossada na própria assembleia. Além dos membros eleitos, o colegiado terá participação de um/a representante de cada chapa inscrita. A partir daí, toda a condução do processo será de responsabilidade da comissão eleitoral, de acordo com o estatuto do Sintrajud e o regulamento do processo eleitoral para composição da diretoria executiva e do conselho fiscal. Serão observadas ainda, no que couber, a Lei 14.010/2020 e os termos da decisão judicial proferida nos autos do processo nº 1000559-83.2020.5.02.0057, que tramita na 57ª Vara do Trabalho de São Paulo.

As chapas inscritas para disputar a eleição indicarão na assembleia seu representante para os trabalhos da comissão eleitoral, mas a homologação do conjunto dos inscritos e da própria chapa, bem como das candidaturas ao conselho fiscal, estará condicionada a parecer da comissão eleitoral eleita.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre o processo.