Assembleia e Conselho dia 25 abrem eleição para a diretoria de base

16/08/2018 - Luciana Araujo

Já está circulando na categoria o Boletim do Judiciário nº 202, que convoca os servidores a participarem dos debates sobre a realidade nacional e a recomposição do Conselho de Base do Sindicato que acontecerão na 50ª reunião do Conselho e na assembleia geral extraordinária marcados para o próximo dia 25 de agosto (sábado).

Baixe aqui o Boletim do Judiciário 202 e verifique os editais de convocação

O Conselho de Base terá início às 10 horas, no auditório do Sindicato, e debaterá as contribuições apresentadas por servidores entre os dias 13 e 22 deste mês para a segunda Tribuna de Debates.

Os textos podem ser individuais ou coletivos, devendo ser enviados ao e-mail <[email protected]> até às 23h59 do dia 22 já revisados e com título, linha fina (resumo em até três linhas do conteúdo), subtítulos e assinaturas.

Não serão publicados textos que contenham manifestações racistas, machistas, homofóbicas, de intolerância religiosa ou outras vedadas pelos artigos 4º e 5º, inciso XLII da Constituição Federal e pela Lei 7716/89. A confirmação do recebimento se dará por e-mail, até a manhã do dia 23, quando serão publicadas no site as contribuições recebidas.

O Conselho de Base é aberto a todos os associados, mas podem votar a diretoria executiva e de base e representantes do Núcleo de Aposentados.

É importante confirmar presença até o dia 23, com as funcionárias Juliana e Iolanda, pelo telefone (11) 3222-5833 ou pelo e-mail <[email protected]>.

Assembleia votará regimento eleitoral do Conselho de Base

Às 14 horas, assembleia da categoria debaterá a luta contra a EC 95/16 e as ‘reformas’, a campanha salarial, data-base e pauta de reivindicações, a participação nas atividades convocadas para 13 de setembro, em Brasília e nos estados, e as propostas de alterações do Regimento Eleitoral da Diretoria de Base que a diretoria apresenta para este pleito com o objetivo de ampliar a representação da categoria em todo o Estado (confira ao final deste texto a proposta de alterações no regimento).

A primeira das mudanças propostas é ampliar a representação dos servidores por prédio, para garantir que locais de trabalho que hoje não têm diretoria de base passem a ter. Outra proposta de mudança, que será discutida na assembleia do dia 25, é a possibilidade de eleição de diretores de base representantes dos cartórios eleitorais, pela primeira vez na história do Sintrajud. Neste caso, a diretoria executiva sugere que sejam eleitos representantes por região (referenciadas nas Regiões Administrativas oficiais do Estado, como demonstrado no quadro abaixo).

A diretoria também propõe que 3 (três) seja o número mínimo de associados no local/região para haver eleição.
Participe do fortalecimento da categoria. Em tempos de intensos ataques, um sindicato forte é ainda mais fundamental para a preservação de direitos e a possibilidade de obtenção de novas conquistas.

Atualizado em 21/08/18 – às 12h15

O Conselho de Base

O Conselho de Base é a instância deliberativa para formulação das estratégias e planos de luta do Sindicato. Mas sua principal função é aproximar a entidade da categoria, sendo o conselheiro um dos responsáveis por manter os trabalhadores informados sobre as iniciativas do Sintrajud e por informar à diretoria executiva sobre a necessidade de atuação para resolver problemas do local de trabalho que representa.

É o diretor de base quem tem a responsabilidade de assegurar que os materiais informativos do Sindicato cheguem aos trabalhadores. Também é papel do representante de base encaminhar as decisões aprovadas em assembleia (setorial ou geral) da categoria, organizar e realizar reuniões no seu local de trabalho e convocar assembleias para questões específicas da unidade ou regionais.

Além disso, ele deve assumir o compromisso de acompanhar as reuniões do Conselho e, principalmente, atuar no local de trabalho em defesa das demandas e interesses dos servidores.

Para ser eleito como diretor de base é necessário ser associado ao Sindicato.