Assembleia do TRT-2 convoca ato contra mudanças em subsídio à saúde em 19/2


14/02/2025 - Luciana Araujo
Cerca de 300 servidores e servidoras participaram da assembleia setorial da Justiça Trabalhista realizada nesta quinta-feira, 13 de fevereiro; que aprovou calendário de mobilização por carreira, saúde e salário.

A assembleia setorial dos servidores e servidoras do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região ocorrida nesta quinta-feira (13 de fevereiro) aprovou o indicativo de deflagração greve unificada nacional convocada para o dia 20 de março em defesa da carreira (PCCS) e da reposição das perdas salariais e por mais verbas para retomar a isonomia no pagamento do auxílio-saúde para juízes e seevidores. E, no próximo dia 19, às 14 horas, uma assembleia-ato híbrido no Fórum Ruy Barbosa contra as mudanças impostas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Acesse aqui a sala da assembleia

A luta pela retomada da isonomia é o centro da mobilização do dia 19, que vai denunciar a falta de prioridade para a questão no orçamento e a desigualdade insustentável na destinação para juízes e funcionários.

A categoria também aprovou a reafirmação das pautas específicas (nomeações e concursos, mudança nas regras do teletrabalho que não seguem as normativas nacionais, redução da jornada, reajuste dos auxílios e da indenização de transporte para oficiais de justiça — que também pedem o reconhecimento do risco funcional).

A síntese da luta é pela inclusão dos servidores no orçamento, pois num cenário de subsequentes autoconcessões de penduricalhos para a magistratura, a cada dia os trabalhadores que fazem a Justiça Trabalhista funcionar têm direitos negados ou diretamente retirados. Como a situação atual de insegurança com relação aos valores do auxílio-saúde (após a redução no subsídio pago pelo Tribunal em janeiro do ano passado).

Debate que também será o centro da reunião do Conselho de Base que acontece no dia 22 (sábado), das 10h às 18h, aberto a sindicalizadas e sindicalizados, no auditório da entidade. O Conselho de Base reúne os dirigentes executivos do Sintrajud, diretores de base eleitos em cada local de trabalho e representantes dos/as aposentados/as. Confira a pauta aquiConfira a pauta aqui.

Calendário aprovado na assembleia

19/2 (quarta) – Assembleia-ato no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa contra as mudanças do CSJT para o auxílio-saúde, às 14 horas. Atividade híbrida;

22/2 (sábado) – 53ª Reunião do Conselho de Base do Sintrajud, no auditório do Sindicato com participação on-line;

20/3 (quinta) – Dia Nacional de Mobilização e Paralisações em defesa do PCCS e dos servidores no orçamento (o Conselho de Base vai definir onde acontecerá a atividade em São Paulo).

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM