Assembleia dia 18 debate mobilização em defesa da vida e elege delegação à Fenajufe


14/08/2020 - Luciana Araujo
Reunião ampliada da Federação acontece no dia 22 e servidores de São Paulo já aprovaram levar demanda de nacionalização da greve sanitária contra o retorno de atividades presenciais.

Encerrado o processo eleitoral do Sindicato, conforme decidido na assembleia realizada no último dia 5, a categoria voltará a se reunir em assembleia geral na próxima terça-feira (18 de agosto), às 17 horas, via plataforma Zoom, como vem se tornando já uma referência para os servidores. Na pauta, avaliações sobre a greve sanitária deflagrada também por decisão assemblear a partir do dia 27 de julho, quando o TRE de São Paulo, o TRF-3 e a Justiça Federal de São Paulo retomaram parcialmente as atividades presenciais. Os servidores vão discutir os próximos passos da mobilização, como o indicativo de dia de luta marcado para 26 de agosto.

Link para participação na assembleia. Você pode baixar o Zoom clicando abaixo:
– para celular iPhone
– para celular Android
– para computadores

Caso encontre qualquer dificuldade, pode entrar em contato com o Sindicato pelo WhatsApp (11) 99128-5217, clicando aqui.

A greve sanitária ou ambiental é uma mobilização reconhecida juridicamente e pela Organização Internacional do Trabalho na qual não há recusa à prestação dos serviços, mas somente à realização das atividades laborais em condições insalubres, como o deslocamento em transporte público e o convívio nos ambientes fechados e sem espaço para distanciamento das unidades judiciárias coloca. Após a reabertura parcial, no Fórum da Justiça Federal de São José dos Campos já foram confirmados três casos de covid-19 (atingindo dois servidores e um agente de segurança terceirizado que era responsável pela medição de temperatura das pessoas na entrada do fórum) e o Sindicato foi informado hoje de mais um caso suspeito. O Sintrajud cobra o fechamento imediato da unidade.

Na capital também já foram confirmados dois casos de contágio – um no Administrativo Presidente Wilson e outro no próprio TRF – após o retorno das atividades presenciais.

Nacionalizar a greve sanitária

Também estará na pauta da assembleia a eleição dos representantes do estado para participarem da Reunião Ampliada da Fenajufe, que acontecerá virtualmente no dia 22. A última assembleia estadual indicou eleger a deleção neste dia 18 e deliberou pedir à Federação que antecipasse a atividade e orientasse a nacionalização da luta contra a retomada das atividades presenciais.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, estava internado desde segunda-feira com uma infecção pulmonar cujos sintomas são similares dos da covid-19 – embora o diagnóstico seja de pneumonite. Médicos que atenderam o ministro suspeitam que o ar condicionado da Corte tenha sido uma fonte de contaminação. O presidente do STJ, ministro João Noronha, testou positivo para a síndrome causada pelo novo coronavírus. Em todo o país ao menos 28 servidores do Judiciário já foram vitimados pela doença, quatro deles no estado de São Paulo notificados ao Sindicato.

Machismo

Durante o processo eleitoral a direção do Sindicato também foi notificada de um episódio de violência machista de um servidor contra uma servidora e deliberou encaminhar à assembleia o debate sobre a instalação de procedimentos de apuração do caso reportado, assegurado o amplo direito de defesa. O ocorrido foi repudiado oficialmente pela comissão eleitoral e servidoras cobraram posicionamento do Sindicato a respeito.

Confira abaixo o edital de convocação da assembleia:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO SINTRAJUD

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo – SINTRAJUD, no exercício da competência que lhe confere o art. 37 do Estatuto da Entidade, por meio deste edital, CONVOCA todos(as) os(as) servidores(as) da Justiça Federal da 3ª Região no estado de São Paulo, Justiça Eleitoral no estado de São Paulo, Justiça Trabalhista da 2ª Região e Justiça Militar da União no estado de São Paulo, pertencentes à sua base de representação, para participarem de ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL, A SER REALIZADA NO DIA 18 DE AGOSTO DE 2020, às 17h00, para deliberarem sobre a pauta abaixo descrita, sendo que as deliberações serão adotadas com aprovação da maioria simples dos presentes, na forma do artigo 40 do Estatuto.

A assembleia realizar-se-á, excepcionalmente e com fundamento no artigo 5º da Lei 14.010/20, na modalidade eletrônica/virtual, considerando a situação de pandemia do coronavírus (COVID-19) e as medidas adotadas pelos órgãos públicos que determinam o isolamento social e proíbem aglomerações.

O acesso ao ambiente virtual (plataforma Zoom) em que ocorrerá a assembleia eletrônica será franqueado a toda categoria dos(as) servidores(as) da base de representação do Sintrajud, mediante o link: https://sintrajud-org-br.zoom.us/meeting/register/tJ0pceqqqz0qGN1EyL5aM2okNmsigorouID-

No dia e horário indicados para o início da assembleia, o(a) servidor(a) deverá acessar o link acima, a partir de qualquer computador, tablet ou aparelho celular com acesso à internet, indicar seu nome e local de lotação e, assim, participará dos debates e deliberações.

Pauta:

  1. Informes e avaliações sobre a greve ambiental e/ou sanitária deflagrada;
  2. Deliberações sobre paralisações, greves e demais atividades para defesa da saúde e vida dos(as) servidores(as);
  3. Eleição de delegados, observadores e suplentes para participarem da Reunião Ampliada da Fenajufe, que será realizada no dia 22/08/2020;
  4. Outros assuntos de interesse da categoria.

São Paulo, 14 de agosto de 2020.

DIRETORIA EXECUTIVA DO SINTRAJUD/SP

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM