Assembleia aprova regimento da eleição para nova diretoria de base

29/08/2018 - Shuellen Peixoto

Foto: Joca Duarte

Servidores do Judiciário Federal de São Paulo aprovaram o regimento da eleição da nova diretoria de base na assembleia geral que aconteceu no último sábado, 25. As novidades deste ano são o novo regimento, que prevê um aumento da representação dos servidores por prédio, para garantir que locais de trabalho que hoje não têm diretor de base passem a ter, e a eleição de representantes dos cartórios eleitorais.

Durante a assembleia, os servidores destacaram a importância do Conselho de Base na formulação das estratégias e planos de luta do Sindicato, mas principalmente, no papel de aproximar a entidade da categoria.

É o diretor de base quem tem a responsabilidade de assegurar que os materiais informativos do Sintrajud cheguem aos trabalhadores. Também é papel do representante de base encaminhar as decisões aprovadas em assembleia (setorial ou geral) da categoria, organizar e realizar reuniões no seu local de trabalho e convocar assembleias para questões específicas da unidade ou regionais.

“Construir uma diretoria de base forte, com representação em todo o Estado é um dos grandes desafios desta gestão do Sindicato, pois queremos estar cada vez mais próximo da categoria, e o diretor de base é o elo entre os servidores e a diretoria”, afirmou Fabiano dos Santos, diretor do Sintrajud e servidor do TRT. “Queremos colocar em prática o projeto de assembleias descentralizadas e transmissão ao vivo, até para isto, é imprescindível formarmos uma boa diretoria de base”, ressaltou Fabiano.

As inscrições dos candidatos para diretoria de base ficarão abertas entre os dias 10 e 19 de setembro, e a eleição será nos locais de trabalho entre os dias 15 e 19 de outubro. Veja o regimento completo aqui.

Calendário de lutas

Os próximos passos da mobilização da categoria pela data-base e contra a retirada de direitos também foram pontos discutidos durante a assembleia, além do Conselho de Base realizado na parte da manhã.  Os programas protocolados no TSE pelos candidatos aos cargos eletivos demonstram que os mais atacados pós-eleição serão os servidores públicos.

“Os servidores são a bola da vez, o cenário indica que os planos da maioria dos candidatos é retirar direitos e precarizar mais ainda os servidores públicos, por isso é muito importante mantermos a mobilização desde já”, afirmou Claudia Vilapiano, diretora da Sintrajud e servidora da JF/Campinas.

Como parte do calendário, a assembleia reafirmou a participação no ato nacional em Brasília, no dia 13 de setembro, pela regulamentação da data-base para todo o funcionalismo público. A manifestação acontecerá na mesma data de posse de Dias Tofolli na presidência do Supremo no Tribunal Federal, a partir das 14 horas, em frente à sede da Corte. O Sindicato levará uma caravana para a manifestação (veja como participar aqui).

Além disso, o Sintrajud também participara do Seminário Nacional do Fonesefe, sobre “O serviço público que queremos”, que acontece em Brasília entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro.

A participação da categoria nos atos do dia nacional de lutas contra o assédio moral e sexual no dia 17 de outubro, e do dia latino-americano e caribenho de luta pela descriminalização do aborto, 28 de setembro, também foram incluídas no calendário da categoria.