Assembleia aprova greve nos dias 30 e 31, ato no TRE e caravana a Brasília

28/03/2022 - Hélio Batista Barboza
Servidores reforçam participação na campanha unificada do funcionalismo federal pela reposição emergencial de 19,99%; luta pela recuperação das perdas históricas segue.

Os servidores do Judiciário Federal em São Paulo estarão em greve nos dias 30 e 31 de março, reforçando a participação da categoria na campanha unificada do funcionalismo federal pela reposição emergencial de 19,99%, conforme decisão aprovada em assembleia realizada nesta quarta-feira, 23.

A categoria e o Sintrajud seguem lutando pela recuperação das perdas históricas relativas a outros períodos de desrespeito da data-base, mas o foco no percentual considerado emergencial, que corresponde à inflação dos últimos três anos e unifica todas as categorias da União, neste momento, visa aumentar as possibilidades de vitória, como no enfrentamento à ‘reforma’ administrativa, no ano passado. A mobilização em defesa das perdas anteriores segue, e a categoria, por suas entidades representativas, continuará exigindo da cúpula do Judiciário o tratamento das questões específicas.

A categoria também vai realizar, no dia 30, um ato em frente à sede do TRE (na rua Francisca Miquelina, centro da cidade), ao meio-dia. No mesmo dia, a Esplanada dos Ministérios será ocupada por servidores públicos de todo o país, em uma mobilização que está sendo chamada de “Ocupa Brasília”.

A assembleia aprovou ainda a organização de uma caravana que partirá de São Paulo na terça-feira, 29, para reforçar a atividade na capital federal.

O objetivo é pressionar o governo Bolsonaro a abrir um canal de negociação com os servidores e romper o congelamento salarial imposto a todo o funcionalismo.

Na semana passada, a campanha salarial unificada teve um dia de luta com atos presenciais e virtuais em dezenas de cidades e manifestação em Brasília, que reuniu expressiva participação da delegação enviada pelo Sintrajud com servidores e servidoras que aderiram à greve de 24 horas.

A mobilização nacional de 16 de março foi seguida por uma vigília que servidores de diversas categorias fizeram a partir do dia seguinte em frente ao Ministério da Economia, conquistando uma primeira audiência na última terça-feira, 22.

Os dirigentes apresentaram as reivindicações do funcionalismo ao secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Leonardo Sultani, e ao diretor de Relações de Trabalho no Serviço Público, José Borges. Ambos prometeram uma resposta do governo ao pedido de reposição emergencial até 1º de abril.

A avaliação das lideranças sindicais, no entanto, é que somente uma forte mobilização das bases nos próximos dias poderá arrancar uma negociação efetiva com o governo, assim como viabilizou a reunião da última terça-feira. Os servidores do INSS já estão em greve por tempo indeterminado.

Confira as orientações para participar da greve:

1. AVISE SUA CHEFIA IMEDIATA DE QUE ESTÁ ADERINDO À GREVE DE 48 HORAS, JÁ FORMALIZADA PELO SINTRAJUD JUNTO ÀS ADMINISTRAÇÕES;
  2. ASSINE A LISTA DE ADESÃO À GREVE (O LINK SERÁ DIVULGADO NO DIA) — ELA É A FORMA DE COMPROVAR O EXERCÍCIO DE SEU DIREITO CONSTITUCIONAL;
  3. DESCONECTE-SE DO TRABALHO: CASO ESTEJA EM TRABALHO REMOTO, NÃO ACESSE O PJe, BALCÃO VIRTUAL, NEM RESPONDA MENSAGENS DE WHATSAPP OU E-MAIL SOBRE QUESTÕES DO TRABALHO. E SE ESTIVER NO REGIME PRESENCIAL, NÃO COMPAREÇA AO LOCAL DE TRABALHO;
  4. CONECTE-SE À SALA VIRTUAL QUE O SINTRAJUD ABRIRÁ NOS DOIS DIAS — UM ESPAÇO PARA ACOMPANHAR PALESTRAS, TROCAR INFORMAÇÕES E TIRAR DÚVIDAS.

* Texto originalmente publicado às 17h08 do dia 24/03/2022