Assembleia aprova Dia Nacional de Luta contra a PEC 32 no 28 de outubro


18/10/2021 - Shuellen Peixoto
Categoria ratificou calendário proposto pelo Fórum Nacional dos Servidores Públicos para intensificar a mobilização em defesa do serviço público.

Os servidores do Judiciário Federal de São Paulo debateram os próximos passos da luta para derrotar a Proposta de Emenda Constitucional 32/2020 na assembleia geral que aconteceu na última sexta-feira, 15 de outubro.  Na atividade, os colegas avaliaram a andamento da mobilização com atividades em Brasília e no estado e aprovaram a construção do chamado para o Dia Nacional de Luta contra a ‘Reforma’ Administrativa, marcado para 28 de outubro, efeméride das servidoras e servidores públicos.

A assembleia foi parte das atividades de mobilização e da greve aprovada pela categoria com o objetivo de, neste momento, ampliar e respaldar a participação e a presença da categoria nas caravanas a Brasília para pressão junto aos parlamentares, além dos atos e protestos convocados no estado.  “As últimas semanas foram fundamentais para dificultar a aprovação da PEC 32, estivemos presentes em todas as etapas, articulados com colegas de outros estados e nossa pressão e mobilização trouxe resultados positivos, temos que seguir mobilizados e organizados para derrubar de vez este projeto”, afirmou Fabiano dos Santos, diretor do Sintrajud e coordenador da Fenajufe.

Além das caravanas a Brasília, os colegas destacaram a importância das atividades nos estados, como a manifestação realizada na manhã da sexta-feira, 15, no escritório político do deputado federal Alex Manente (Cidadania), em São Bernardo do Campo. “Fizemos uma movimentação na entrada do prédio do escritório, que teve bastante repercussão e fez o deputado cancelar sua agenda e reunir conosco, planejamos realizar mais manifestações destas para pressionar os parlamentares para que não votem contra o servidor”, destacou Tarcisio Ferreira.

A assembleia também aprovou atender ao chamado do Fórum Nacional de Entidades de Servidores Federais (Fonasefe) para construir uma semana de mobilização, entre os dias 25 e 29 de outubro, e o Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público, em 28 de outubro. “O objetivo é realizar uma forte semana de luta que culmine em uma plenária nacional para debater a construção de uma greve unificada dos servidores públicos nacionalmente contra a ‘reforma’ administrativa”, ressaltou Fabiano dos Santos.

Ao longo desta semana, uma nova caravana de servidores participará de atividades em Brasília a partir desta terça-feira, 19 de outubro, com pressão nos aeroportos, reuniões, vigílias e atos diários no Congresso Nacional. Na sexta-feira, 22 de outubro, acontece mais uma assembleia geral para debater os próximos passos da luta contra a PEC 32 e avaliar a continuidade do movimento paredista dos servidores do Judiciário Federal . “Nossa pressão tem garantido vitórias parciais, e temos que seguir convencendo a categoria e debatendo as melhores formas de mobilização”, disse Raquel Morel, servidora do TRE e diretora do Sintrajud.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM