Aposentados têm última reunião do ano dia 11/12 e vão preparar resposta a ataques


04/12/2019 - Luciana Araujo

O último encontro do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do Sintrajud em 2019 acontece no dia 11 de dezembro, às 14 horas, no Sindicato. A confraternização, com direito a aula especial de dança de salão, vai fechar o ano em grande estilo. As aulas do curso de informática no Sindicato também serão suspensas. As atividades serão retomadas no dia 22 de janeiro do ano que vem.

Novos ataques do governo exigem luta

A recém aprovada ‘reforma’ da Previdência do governo Bolsonaro aumentará o confisco dos salários e aposentadorias do funcionalismo a partir de março de 2020, quando começam a valer as novas alíquotas previdenciárias (veja resumo abaixo). Na busca de tentar evitar o prejuízo aos servidores, o Sintrajud vai pedir ingresso como amicus curiae em ação de associações de magistrados e procuradores no Supremo Tribunal Federal.

Constitucionalmente os sindicatos não podem ingressar sozinhos diretamente no STF com ações de declaração de inconstitucionalidade. De acordo com o artigo 103 da Constituição, só os representantes dos três poderes federais, assembleias legislativas e governadores, o Procurador-Geral da República, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, partidos políticos com representação no Congresso Nacional e confederações sindicais ou entidades de classe de âmbito nacional podem propor ADI. Por isso o Sintrajud vai se somar à iniciativa dos juízes e procuradores, cujo advogado responsável também assessora o Sindicato em Brasília.

No ano que vem, além dessa luta, será necessário enfrentar o ‘Pacote de Maldades’ do governo. Chamadas de Plano ‘Mais Brasil’, as propostas de emendas constitucionais 186, 187 e 188 tramitam no Senado e pretendem autorizar a redução de salários e aposentadorias em até 25%. A primeira tarefa do ano será o ato no Dia dos Aposentados: 24 de janeiro, quando esses e outros ataques serão questionados.

Confira abaixo o resumo das projeções feitas pelo economista Washington Moura Lima sobre as mudanças de alíquotas da previdência ou clique aqui e confira o conjunto das tabelas.

 

 

Atividades do Núcleo de Aposentados do Sintrajud

Toda quarta-feira (a partir de 22/1/2020) às 14h, na sala do Núcleo (Rua Antônio de Godói, 88, 15º andar, Centro/SP)

14h: aula de informática
15h: aula de informática
16h: dança de salão

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM