Após inundação, JF promete reformas no Anexo Presidente Wilson


03/04/2019 - helio batista

O Anexo Administrativo Presidente Wilson, da Justiça Federal, vai passar por reformas depois de ter sofrido uma inundação no mês de março. A informação foi dada por representantes da administração da JF em reunião com os diretores do Sintrajud Gilberto Terra e Fabiano dos Santos, que visitaram o local após o incidente e cobraram providências para melhorar as condições de trabalho.

Entre as medidas emergenciais que a administração se comprometeu a realizar, está a contratação de uma empresa de limpeza especializada, para ajudar na recuperação dos arquivos e do mobiliário danificados, além de cuidar da salubridade do ambiente, com eliminação de odores e eventuais riscos de contaminações.

A iniciativa busca atender demanda dos servidores, que se reuniram com os diretores do Sintrajud. O Sindicato “espera que seja realizada o mais breve possível”, conforme afirmou Gilberto.

A contratação em regime emergencial foi confirmada pela diretora da Secretaria Administrativa, Maria Helena de Almeida Santos. Já estão em curso os trâmites burocráticos para efetivação do contrato.

Enchente

Localizado na região do Ipiranga, o Anexo Administrativo foi atingido pela enchente que alagou grande parte da região do ABC paulista e do sudeste da capital entre o domingo, 10, e a segunda-feira, 11 de março. Na ocasião, o Sintrajud protocolou requerimento administrativo  em todos os tribunais, na Diretoria do Foro da JF e na 2ª Circunscrição Judiciária Militar solicitando abono de faltas e atrasos dos servidores, além da antecipação do fim do expediente.

Várias salas do Anexo Administrativo ficaram totalmente alagadas, incluindo a da administração, onde trabalhava o maior número de servidores. Até a parte elétrica foi comprometida (foto à esq.). De acordo com os representantes da administração da JF que também se reuniram com os diretores do Sintrajud, essa área será totalmente reformada.

Logo após a inundação, a JF dispensou os servidores e depois acomodou os que ocupavam a área atingida em outras salas e até em outros prédios. Alguns trabalhadores foram transferidos para o prédio da Praça da República, outros foram autorizados a fazer teletrabalho e outros ainda serão deslocados ao Fórum Pedro Lessa.

Quando o Sintrajud visitou o local, no último dia 18, todos os servidores já tinham retornado. “Já havia a previsão de deslocar o atendimento ao público para o prédio da Praça da República e essa medida acabou sendo antecipada após a enchente”, disse Gilberto Terra.

Reformas

O dirigente observou que o Anexo Administrativo já apresentava diversos problemas que afetavam a segurança e o conforto do público e dos servidores.

Segundo a diretora da Secretaria Administrativa da JF, há uma previsão de investimentos de cerca de R$ 12 milhões para o período de 2019 a 2023, com foco em obras de acessibilidade e segurança.

Ela informou que a JF tinha a intenção de mudar o Anexo Administrativo para outro endereço, após avaliar que o imóvel da Presidente Wilson demandaria gastos elevados em reformas para adequação às necessidades do Judiciário Federal.

A busca por outro imóvel chegou a ser iniciada, mas foi interrompida com o congelamento das verbas orçamentárias.

O Sindicato acompanha as providências das administrações para melhorar as condições em que trabalham os servidores do Judiciário Federal. Várias unidades funcionam em prédios alugados, obsoletos e mal adaptados para suas funções.

No final de fevereiro, o Fórum da Justiça do Trabalho em Itapecerica da Serra teve de suspender audiências depois de ficar alagado durante um temporal.  Em Barueri, Sindicato e servidores tiveram de se mobilizar para que o TRT iniciasse obras a fim de amenizar o calor do Fórum Trabalhista do município, um edifício inaugurado em 2016 e conhecido como “Fórum Bola de Fogo”. Nos cartórios eleitorais e no Administrativo do TRE na rua Dr. Falcão Filho, servidores e usuários também enfrentam calor excessivo e condições estruturais inadequadas.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM