Apagão judiciário neste dia 16 reforça greve nacional do funcionalismo

14/03/2022 - Luciana Araujo
Sintrajud ressalta a importância de servidores não acessarem nenhum sistema de trabalho no PJU, nem e-mails, nem comparecerem ao expediente presencial, e assinarem a lista de adesão à paralisação de 24 horas que será disponibilizada no dia 16.

Está chegando o dia da paralisação nacional de todas as categorias do serviço público federal em defesa do reposição emergencial de 19,99% (perdas acumuladas nos três anos de governo Bolsonaro, quando nenhuma categoria teve qualquer tipo de reajuste). Na próxima quarta-feira, 16 de março, a categoria judiciária em São Paulo decidiu em assembleia realizar um ‘Apagão’ dos serviços, que consiste em não acessar nenhum sistema e nem e-mails funcionais para quem está em trabalho remoto e não comparecimento ao local de trabalho para quem está no regime presencial. Não esquecer de comunicar a sua chefia imediata a adesão ao movimento e o Sindicato já formalizou a decisão da assembleia às administrações.

Baixe aqui os cartazes da greve para usar como fundo de tela ou imprimir

O dia de greve será nacional para todo o serviço público federal, organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (Fonasefe) e o Fórum das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) em unidade, como na luta que derrotou ano passado a tentativa do governo Bolsonaro de impor uma ‘reforma’ administrativa privatista aos serviços públicos.

A greve é um direito assegurado a todos os servidores, inclusive quem está em estágio probatório.

A orientação do Sindicato é que toda a categoria aproveite o dia desconectada do trabalho para acompanhar as transmissões das atividades da greve, que no Poder Judiciário estão organizadas pelos sindicatos em conjunto com a Fenajufe. No dia do ‘Apagão’ será disponibilizada pelo Sindicato uma lista de presença para que todos os servidores e servidoras que aderirem ao movimento preencham.

O Sintrajud organizou também caravana a Brasília para participação no ato nacional unificado que acontecerá pela manhã na Esplanada dos Ministérios. A categoria estará representada por 29 colegas dos diversos ramos do PJU e aposentados, sob coordenação do diretor do Sintrajud e da Fenajufe Fabiano dos Santos.

Às 16 horas, o Sindicato também estará representado no ato simbólico organizado pelo Fórum dos Trabalhadores do Setor Público no Estado de São Paulo, na Avenida Paulista.

Confira abaixo a programação da greve:

9h – Transmissão ao vivo do ato na Esplanada dos Ministérios na página do Sindicato no Facebook

14h – Abertura Oficial do ‘Viradão da Greve’ organizado pela Fenajufe (transmissão de informes da mobilização nos estados)

14h – Live na qual a direção da Fenajufe vai avaliar o ato e as articulações nos estados e com outras categorias

15h – Programação cultural (com transmissão ao vivo)

15h30 – Bate-papo com a auditora fiscal aposentada Maria Lúcia Fattorelli

16h – Programação cultural

16h30 – Bate-papo com o economista Washington Moura Lima

17h – Programação cultural

17h30 – Live “Greve Por quê?” (representantes das categorias explicam as possibilidades orçamentárias de assegurar o reajuste e a importância da greve geral por tempo indeterminado do funcionalismo, indicada para 23 de março, caso o governo não negocie)

18h30 – Programação cultural

19h – Tuitaço comandado pela Frente Parlamentar Mista do Serviço Público em defesa do reajuste