Para participar da 53ª Reunião do Conselho de Base do Sintrajud, é necessário se inscrever previamente. A atividade será realizada no formato híbrido, presencialmente no Auditório do Sintrajud e on-line pela plataforma Zom. O convite, realizado pelos/as diretores/as executivos/as do Sindicato, é direcionado a diretoria de base e representantes de aposentados/as eleitos/as. A fim de proporcionar os materiais do encontro presencial: creche/monitoria, transporte, almoço e lanche, nessa atividade, é imprescíndivel que o formulário seja preenchido (aqui)
O Conselho de Base é uma instância do estatuto do Sintrajud que reúne: os/as diretores/as de base (representantes de cada local de trabalho), representantes dos/as aposentados/as e a diretoria executiva. Entretanto a participação nas reuniões é aberta a servidores e servidoras filiados/as ao Sindicato. Esta será a primeira reunião após a posse da diretoria de base, que ocorreu em novembro de 2024.
Esse encontro tem por objetivo a articulação das demandas específicas de cada trinbunal, em todo o estado de SP, unificando as mobilizações da categoria e fortalecendo a luta na defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as. Contudo, o destaque é a organização do 20 de março, dia nacional de luta e paralisação de servidores/as do Poder Judiciário da União. Além disso, a atividade vai debater a participação do Sindicato no 12º congresso da Federação Nacional da categoria (Fenajufe).
Programação da 53ª Reunião do Conselho de Base do Sintrajud
9h30: Credenciamento
10h: Informes e debate sobre Conjuntura, Regime Jurídico Único, Plano de Cargos, Carreira e Salários e Orçamento. Com a presença do dirigente da CSP-Conlutas Paulo Barela, do líder metroviário Ricardo Senese, do dirigente da Fenajufe Fabiano dos Santos, e da auditora fiscal aposentada Maria Lucia Fattorelli, e mediação da diretora do Sindicato Isabella Leal e um/a diretor/a de base escolhido na montagem da mesa.
13h: Almoço
14h30: Calendário de mobilização nacional, encaminhamentos e votação das propostas sobre as pautas de reivindicações gerais, específicas por ramo e plano de lutas para enfrentar os ataques aos direitos da categoria (flexibilização das contratações de servidores pelo STF, julgamento do NS e outras demandas). Com a participação do diretor do Sindicato Ismael Souza; do advogado César Lignelli; da diretora de base Maria Ires Graciano Lacerda; e da dirigente da Fenajufe Luciana Martins Carneiro.
16h: Debate sobre o 12º Congresso Nacional da Fenajufe, que acontecerá de 26 de abril a 1º de maio de 2025, em Foz do Iguaçu (PR). Com a presença dos dirigentes da Fenajufe Fabiano dos Santos e Luciana Martins Carneiro, um/a diretor/a do Sindicato e o diretor de base Henrique Sales Costa.
* Texto atualizado às 12h28 do dia 20/02/2028, para correção da programação.