Alagamentos: Sintrajud segue atuando para preservar segurança dos trabalhadores

11/02/2020 - Luciana Araujo

Elevador no subsolo do fórum (enviada por servidor).

O Tribunal Regional do Trabalho estendeu ontem no fim da tarde a suspensão do expediente para o dia de hoje (11 de fevereiro) em todas as unidades. O Sintrajud já havia requerido que, antes da retomada do expediente, sejam realizadas vistorias técnicas que atestem as condições gerais de segurança do prédio do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa e, enquanto perdurarem eventuais riscos, seja mantida a suspensão dos trabalhos.

O Fórum Ruy Barbosa, na Barra Funda, foi um dos que mais sofreu as consequências dos alagamentos resultantes da falta de políticas públicas que transformou em caos as intensas chuvas na capital. Verdadeiras quedas d’água se formaram em corredores, e os fossos dos elevadores, o subsolo e o estacionamento ficaram inundados.

Ao longo desta terça-feira, a diretoria do Sintrajud vai acompanhar as ações da administração e solicitar também vistoria nas demais unidades do Regional afetadas pelas chuvas. Ao fim do dia, novo boletim de notícias será divulgado.

TRE demorou, mas reagiu

No TRE, às 13 horas foi suspenso o expediente na capital – o Sindicato havia requerido a suspensão. Também em resposta ao requerimento do Sindicato, as faltas do dia de ontem já foram consideradas abonadas, segundo informou a administração.

Os cartórios da Região Metropolitana e do interior, no entanto, ficaram sob a responsabilidade dos juízes e chefes. O Sindicato apela ao bom senso e preservação da vida e segurança dos trabalhadores como prioridade, e reforça a orientação de que problemas sejam relatados pelo WhatsApp (11) 99128-5217 ou demais canais do Sindicato. Imagens fotográficas ou em vídeo produzidas pelos servidores também podem ser enviadas pelo WhatsApp.

No TRF, a postura da administração é avaliada com irresponsável pela diretoria do Sintrajud, que está acionando novamente a Diretoria do Foro e a Presidência do Regional para que a gestão cumpra com suas obrigações, abone o ponto dos servidores que não conseguiram chegar ao local de trabalho ontem e realize avaliação técnica de funcionamento dos prédios.