Acompanhe aqui a assembleia estadual da campanha salarial

24/02/2022 - Luciana Araujo
Atividade tem início às 19h e consolida debate realizado em diversas reuniões por locais de trabalho para ampliar mobilização em defesa da reposição emergencial de 19,99%.

A diretoria do Sindicato convida toda a categoria a acompanhar a assembleia estadual desta quinta-feira, 24 de fevereiro, às 19 horas, via plataforma Zoom.

Clique aqui para participar

A campanha salarial nacional unificada, organizada pelo Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais, do qual a Fenajufe participa) e o Fonacate (fórum das chamadas carreiras típicas de Estado), vem crescendo e prepara um calendário nacional unitário que precisa do envolvimento de todas as categorias para ter sucesso. Confira o calendário nacional.

O governo se recusa há mais de um mês a receber as entidades representativas do funcionalismo e planta sucessivamente na mídia tentativas de desmobilização anunciando, sem nenhuma proposta concreta, “ideias” diferentes para tentar se esquivar do reajuste salarial e dividir as categorias. Já se falou em reajuste só para as forças policiais; depois, que não haveria reajuste para ninguém. Agora, o balão de ensaio é sinalizar “alguma elevação” no auxílio-alimentação – que pode excluir todo os aposentados e categorias inteiras, como o próprio Poder Judiciário.

Embora fale agora em “aumento do auxílio-alimentação”, desde 2019 Bolsonaro age no sentido inverso, encaminhando e aprovando no Congresso Nacional o congelamento deste e outros benefícios. Além de reserva de recursos, teria que ser proposta pelo Executivo a alteração da LDO.

De toda forma, o funcionalismo não abre mão da pauta salarial em troca de um debate sobre benefícios que sequer é concreto. Até agora existem apenas discursos para a mídia, tentando livrar Bolsonaro do desgaste de ser o primeiro presidente desde a redemocratização a não conferir nenhum centavo de reajuste ao funcionalismo em quatro anos de mandato.

A diretoria do Sintrajud destaca ainda que a reposição salarial emergencial de 19,99%, não significa abrir mão das perdas históricas, que seguem em debate, inclusive tendo sido ressaltadas na reunião da direção do Sindicato com o ministro Luiz Fux, no dia 10 deste mês. O índice unitário reflete somente a perda acumulada nos três anos de gestão presidencial de Jair Bolsonaro.

Confira aqui o edital de convocação da assembleia de hoje.

Dirigentes do Sindicato formalizaram ao ministro Fux a demanda pelo reajuste emergencial e de debate sobre a reposição das perdas históricas (Foto: Ascom STF).