Acolher os sobreviventes e falar sobre são formas de prevenção e posvenção ao suicídio


10/09/2022 - Redação
No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, campanhas buscam esclarecer, alertar e prevenir mortes evitáveis, além de acolher os sobreviventes.

O 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em mais de 170 países, ao longo de todo o mês, campanhas buscam esclarecer a população e realizar ações de prevenção e posvenção, sob o lema Setembro Amarelo. O contexto pandêmico e de reorganização da gestão do trabalho por produtividade, com assédio como ferramenta, a crise econômica e moral têm resultado também problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, e ressaltam as preocupações com as taxas de suicídio.

Dados do Ministério da Saúde já apontavam um crescimento de 43% no número anual de mortes por suicídio entre 2010 e 2019 no país.

A defesa de ambientes de trabalho decentes e livres de humilhações é também política permanente de acolhimento que pode contribuir para prevenir mortes evitáveis.

“A literatura evidencia que suicídios são evitáveis, sendo necessário desenvolver ações de prevenção abrangentes e integradas com diferentes setores da sociedade, como a educação. Entre as estratégias de prevenção do suicídio, está a necessidade de envolvimento de gestores e profissionais de saúde no planejamento de ações e na definição das
intervenções voltadas à prevenção do suicídio e uma articulação intersetorial com formação de redes de
apoio à comunidade”, destaca Boletim Epidemiológico do Ministério editado em setembro de 2021 (confira aqui).

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM