8º Congresso: Painel “conjuntura” tem alta participação e alerta: hora de lutar é agora


25/03/2017 - helio batista

Foram quase quatro horas de debates com exposição de ideias sobre o que está acontecendo no cenário político e econômico do país e do mundo. A mesa de debates sobre conjuntura realizada durante toda a tarde e o início da noite do segundo dia do 8º Congresso do Sintrajud, nesta sexta-feira (24), em Itapecerica da Serra (SP), reuniu seis palestrantes e levou muitos servidores a se manifestarem sobre os temas abordados.

Participaram do painel “Análise de Conjuntura e as Saídas Para a Classe Trabalhadora” Guilherme Boulos (filósofo, membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST e da Frente de Resistência Urbana), Plínio de Arruda Sampaio Jr. (economista graduado pela USP e livre-docente pela Unicamp, filiado ao Psol), Zé Maria (metalúrgico e dirigente do PSTU) e Silvia Ferraro (CSP-Conlutas e MAIS). Também esteve na mesa o servidor do TRF-3 José Dalmo Vieira Duarte, diretor de base do Sintrajud e integrante da organização Espaço Socialista.

Os seis debatedores divergiram sobre alguns pontos relevantes da conjuntura, mas tiveram acordo sobre a necessidade de unir forças de todos os que queiram ir para as ruas combater as reformas da Previdência e do Trabalho defendidas pelo governo Temer. A necessidade de construir uma greve geral que pare o país e demonstre a insatisfação da classe trabalhadora com as medidas do governo também permeou as falas tanto de palestrantes quanto de delegados e observadores.

O debate foi transmitido ao vivo pelo Sindicato via internet. A transmissão havia obtido na página do Sintrajud no Facebook oito mil visualizações até o fim da noite desta sexta. A audiência girou em torno de 60 pessoas, na média, com picos de mais de 100 internautas acompanhando a transmissão simultaneamente. A íntegra da filmagem segue disponível na página do Sintrajud nesta rede social. Os painéis da manhã e da tarde deste sábado (25), terceiro dia do Congresso, também serão transmitidos pela internet.

Pela manhã, acontece o painel “Opressões”, às 9h30, com a participação de Carlos Eduardo Costa, do Espaço Socialista, Érika Andreassy, do Movimento Mulheres em Luta, e Maristela Farias, do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe. Às 14h30, será realizado o terceiro painel, sobre “O plano de ajuste fiscal e as consequências para os trabalhadores”. Estão confirmadas as participações de dirigentes da CSP-Conlutas, da CUT, da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e da Intersindical – Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora.

O 8º Congresso do Sintrajud vai até o próximo domingo (26) e terá todos os seus painéis transmitidos ao vivo pela internet.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM