5 de setembro: Dia dos Oficiais de Justiça

05/09/2018 - Luciana Araujo

A diretoria do Sintrajud parabeniza os Oficiais de Justiça Avaliadores Federais pelo seu dia. Nesta data, historicamente o segmento reafirma a cobrança por valorização daqueles profissionais que efetivam as decisões judiciais, muitas vezes enfrentando riscos à sua segurança e integridade física, ou desenvolvendo a difícil missão de fazer cumprir sentenças que diante da desigualdade social que estrutura a sociedade brasileira os leva a serem aqueles que notificam desocupações, despejos, tomada de bens, etc. E em boa parte do tempo desempenha suas funções de maneira solitária, assumindo responsabilidades institucionais de vulto e se expondo.

A partir de 2015, com a promulgação da Lei 13.157, foi inserido no calendário oficial nacional o dia 25 de março como Dia Nacional do Oficial de Justiça. No entanto, dada a tradição, o mês de setembro foi mantido na agenda do segmento e de suas entidades representativas.

Além disso, em 13 de junho comemora-se o Dia Internacional dos Oficiais.

Parabéns a todas e todos os Oficiais de Justiça Avaliadores Federais no Estado de São Paulo.

Pesquisa deve fortalecer busca por valorização do segmento

Para que as condições de trabalho e vida possam ser cobradas pelo Sintrajud de forma mais incisiva perante os tribunais, a diretoria do Sindicato convida todos os OJAFs do TRT-2 e da Justiça Federal a responder à pesquisa sobre saúde e trabalho disponível aqui.

Para acessar o questionário cada oficial terá uma senha única, que é formada pela letra maiúscula referente ao ramo do Judiciário Federal ao qual está vinculado (T para o TRT e F para a JF/TRF) e o número de matrícula funcional. Por exemplo, se um oficial da Justiça Trabalhista possui a matrícula funcional número 00000, a senha será T00000. Se for da JF, a senha será F00000. Se tiver dúvida, entre em contato com o assessor em saúde do trabalhador do Sintrajud pelo e-mail < [email protected]>.

Para evitar duplicidade ou fraudes, o questionário só pode ser respondido uma vez pelo mesmo link e senha. Mas se você começar a responder e não tiver condições de concluir o preenchimento de uma vez, pode clicar em “Salvar e continuar depois”. A coleta de dados será encerrada no dia 20 de setembro.