CSP Conlutas Sintrajud Fenajufe
SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
16/ago/2018

1º, 15 e 29 de setembro – curso “Filosofia Crítica do Direito”

Das 10h às 13h

Local: Hotel São Paulo Inn (Largo de Santa Efigênia, 44, Centro). 

 

Programação

 

Tema: O Direito nas sociedades de classes

Data: 1º de Setembro

Facilitador:  Márcio Bilharinho Naves – É bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Filosofia e livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas. Autor, entre outros, dos livros: Marxismo e direito – um estudo sobre PachukanisO discreto charme do direito burguês: ensaios sobre Pachukanis (org.); A questão do direito em MarxMarx: ciência e revolução. Professor aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.

 

Tema: Direito e Ideologia

Data: 15 de Setembro

Facilitador: Mauro Luis Iasi – É professor Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), educador popular e coordenador do Núcleo de Educação Popular 13 de Maio e também colunista do Blog da Boitempo. Graduado em História pela PUC/SP e Doutor em Sociologia pela USP. Concentra sua atenção atualmente nos seguintes temas: ideologia, consciência de classe, classes sociais, processos políticos, partidos, educação popular e teoria do Estado. Também é autor dos livros Processo de ConsciênciaO Dilema de Hamlet – O Ser e o Não Ser da ConsciênciaEnsaios Sobre Consciência e EmancipaçãoAs ruas: poemas e reflexões pedestres, entre outros artigos.

 

Tema: O Estado e a crítica do direito

Data: 29 de Setembro

Facilitador: Flávio Roberto Batista – É professor Doutor do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Autor da obra Crítica da tecnologia dos direitos sociais e co-organizador da obra Revolução Russa, Estado e Direito.

Compartilhar: