15 de setembro – Minicurso Filosofia Crítica do Direito – sessão 2: ‘Direito e Ideologia’


03/09/2018 - Luciana Araujo

Das 10h às 13h, no Hotel São Paulo Inn (Largo de Santa Efigênia, 44, Centro), com o professor Mauro Luis Iasi.

Inscreva-se aquipara o curso, que assegura direito a averbação de horas com vistas à obtenção de Adicional de Qualificação por Ações de Treinamento.

Programação

Tema: O Direito nas sociedades de classes

Data: 1º de Setembro

Facilitador:  Márcio Bilharinho Naves – É bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Filosofia e livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas. Autor, entre outros, dos livros: Marxismo e direito – um estudo sobre Pachukanis; O discreto charme do direito burguês: ensaios sobre Pachukanis (org.); A questão do direito em Marx; Marx: ciência e revolução. Professor aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.

 

Tema: Direito e Ideologia

Data: 15 de Setembro

Facilitador: Mauro Luis Iasi – É professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), educador popular e coordenador do Núcleo de Educação Popular 13 de Maio e também colunista do Blog da Boitempo. Graduado em História pela PUC/SP e Doutor em Sociologia pela USP. Concentra sua atenção atualmente nos seguintes temas: ideologia, consciência de classe, classes sociais, processos políticos, partidos, educação popular e teoria do Estado. Também é autor dos livros Processo de Consciência, O Dilema de Hamlet – O Ser e o Não Ser da Consciência, Ensaios Sobre Consciência e Emancipação, As ruas: poemas e reflexões pedestres, entre outros artigos.

 

Tema: O Estado e a crítica do direito

Data: 29 de Setembro

Facilitador: Flávio Roberto Batista – É professor Doutor do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Autor da obra Crítica da tecnologia dos direitos sociais e co-organizador da obra Revolução Russa, Estado e Direito.

 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM