TRT-2: Sintrajud acompanha nesta quinta licitação sobre plano de saúde

07/03/2018 - Luciana Araujo

A direção do Sintrajud acompanhará na tarde desta quinta-feira a sessão pública para licitação do plano de saúde para atender aos servidores e magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região e respectivos dependentes ou pensionistas. O pregão eletrônico terá início às 14 horas.

Conforme o edital, o critério de contratação será o de menor preço oferecido pelas empresas para a prestação de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e obstétrica, exames complementares e de diagnóstico e terapia, para aproximadamente 12 mil beneficiários. O contrato terá vigência de 30 meses renováveis por igual período.

O Sindicato vem manifestando nos diálogos com a Administração a preocupação com o monopólio das grandes operadoras, que têm gerado reajustes abusivos aos servidores sob o argumento da sinistralidade – num período de congelamento do valor do auxílio saúde. No ano passado, o reajuste do contrato em vigor foi de 16,7%, mas em função do Tribunal ter aumentado sua participação no custeio em apenas 5% do valor, o impacto para os trabalhadores chegou perto de 30%.

Em janeiro deste ano foi realizada audiência pública para debater a licitação que acontece hoje, mas o Sindicato não foi convidado. Questionado, o presidente do TRT-2, desembargador Wilson Fernandes, reconheceu o problema.
Após discussão com a categoria e análise do orçamento do Tribunal feita pelo assessor econômico do Sindicato, Washington Moura, o Sintrajud propôs que a Administração avaliasse a criação de um plano autogestionado. O presidente comprometeu-se também com o estudo da proposta.

Novas adesões

O Tribunal informa ainda que os servidores e juízes não usuários do plano atual terão 30 dias a partir da vigência do novo contrato para fazer a adesão.