links do site antigo do Sintrajud

27/1/2017

Servidores preparam palestra contra o desmonte da Previdência

Durante Café da Manhã, foi organizada a divulgação da atividade que acontece na próxima sexta-feira, 03, às 16h no Auditório do Subsolo do Fórum Ruy Barbosa

A organização e convocação para palestra sobre a reforma da Previdência proposta pelo governo do presidente Michel Temer foi o tema do Café da Manhã com o Sintrajud, que aconteceu nesta sexta-feira, 27.

A palestra será na sexta-feira, 03, às 16h, no auditório do subsolo do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, e terá a presença da auditora fiscal aposentada Maria Lúcia Fatorelli, coordenadora da organização Auditoria Cidadã da Dívida Pública e do advogado Cesar Lignelli, do departamento jurídico do Sintrajud. O evento é parte do ciclo de debates contra o Desmonte da Previdência, organizado pelo Sintrajud, que terá palestras também no TRE - Major Diogo (quarta-feira, 01) e no Fórum de Execuções Fiscais (quinta-feira, 02).

A Proposta de Emenda Constitucional 287 se encontra na Câmara dos Deputados e modifica vários aspectos do sistema previdenciário público brasileiro. Todas as mudanças são prejudiciais aos trabalhadores. Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara em dezembro, a proposta será analisada por uma comissão especial, a ser criada após o retorno das atividades legislativas em Brasília, que ocorre no início de fevereiro.

Para Inês Leal, diretora do Sintrajud e servidora da JT, a Reforma da Previdência representa um grande ataque aos direitos dos trabalhadores do serviço público. “Na verdade, com esta reforma, a Previdência que conhecemos hoje não existirá mais e a possibilidade de chegar à aposentadoria é quase que inexistente”, afirmou. “A participação na palestra é importante para conhecermos o tamanho do ataque planejado pelo governo e deve servir como primeiro passo para organizarmos a resistência”, finalizou Inês.

Para convocar os colegas, os servidores organizaram um calendário de passagens nos setores com material informativo. Além disso, o Sindicato também vai confeccionar cartazes e faixas, para ampliar a divulgação, e estender o convite também aos magistrados e advogados para que participem das palestras.

Calendário Unificado de Lutas

Durante o café da manhã, os servidores também destacaram a necessidade de construir as atividades unificadas contra o desmonte da previdência.

Por isso, foi indicada a participação no Seminário Nacional contra a Reforma da Previdência, organizado pela CSP Conlutas, que será no sábado, 4, no hotel Novotel Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71, Centro). O Seminário terá a presença de representantes de várias entidades e estudiosos do tema, como: Maria Lucia Fattorelli, Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Sara Granemann, da UFRJ, Vilson Antonio Romero, presidente do Conselho Executivo da ANFIP, Cézar Britto, ex-presidente nacional da OAB, Jorge Luiz Souto Maior, jurista e professor de direito do trabalho brasileiro na USP, entre outros. Confira a programação completa aqui.

Além disso, o Fórum dos Servidores Públicos Federais já preparou um calendário de mobilizações que aponta a proposta de primeira paralisação nacional contra a reforma da Previdência, prevista para 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. A construção deste plano de lutas será uma das discussões da Assembleia Geral do Sintrajud, que acontece no dia 11 de fevereiro.