links do site antigo do Sintrajud

12/1/2017

Aposentados preparam protesto contra reforma da Previdência

Sintrajud participará de manifestação na Paulista, no dia 20, que marcará o Dia Nacional dos Aposentados

Protesto no Dia Nacional dos Aposentados de 2016. Foto: J. Duran Machfee

Entidades que representam os aposentados e pensionistas do serviço público e núcleos de aposentados de diversos sindicatos de servidores – entre eles, o Sintrajud – preparam uma manifestação em São Paulo contra a reforma da Previdência no próximo dia 20.

O protesto marcará a mobilização deste ano do Dia Nacional do Aposentado, comemorado no dia 24. Em 24 de janeiro de 1923, foi promulgado o decreto legislativo de autoria do deputado federal Eloy Chaves, que criava a Caixa de Aposentadoria e Pensão para os empregados das empresas privadas de estradas de ferro. O decreto é considerado o marco inicial da Previdência Social no Brasil, hoje ameaçada pelas propostas de reforma do governo Temer.

A manifestação dos aposentados será no vão livre do Masp, na Avenida Paulista. Os primeiros detalhes da organização foram definidos em reunião no último dia 10, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado de São Paulo (Sinsprev).

Além de representantes dos aposentados do SInsprev, também participaram do encontro lideranças do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de São Paulo (Sindisef-SP). O Sintrajud foi representado pela diretora Maria Helena Leal, servidora aposentada do TRF-3.