.

12/12/2016

Saiu novo lote de pagamento de precatórios dos quintos

Processo continua e mesmo quem já recebeu pode ter direito a uma complementação

A Justiça Federal liberou em novembro o pagamento de mais um lote de precatórios referentes ao processo dos quintos. O lote deste ano contemplou precatórios sobre os quais a Advocacia-Geral da União (AGU) ainda não havia se manifestado quanto aos cálculos apresentados à época - ou seja, até 30 de junho de 2014, quando os primeiros precatórios foram emitidos.

A maior parte dos servidores que estão no processo dos quintos recebeu o pagamento no ano passado, quando o pagamento foi liberado depois de uma batalha judicial que durou mais de uma década.

Novos precatórios

O processo, porém, não foi encerrado. Foram emitidos precatórios para pagamento em 2017 (para alguns casos que ainda dependiam de informações dos órgãos e cálculos) e mesmo quem já recebeu o pagamento dos quintos pode ter direito a uma complementação.

Isso porque os valores apresentados pelo Sintrajud foram contestados pela União. “Os valores que estão sendo pagos são os apresentados unilateralmente pela União”, esclarece o advogado Aparecido Conceição, do departamento jurídico do Sintrajud.

“Por causa dessa divergência de valores, o processo deverá ser remetido à Contadoria Judicial, para a elaboração de novos cálculos, podendo gerar novos precatórios”, acrescenta o advogado.