.

7/11/2016

Assembleia Geral conclui alterações no Estatuto do Sintrajud

Categoria aprovou alterações sobre temas como composição da diretoria, liberação sindical e formato das assembleias gerais.

Foto: Claúdio Cammarota

Na tarde do último sábado, 5, trabalhadores do Judiciário Federal participaram da assembleia geral, discutiram e aprovaram alterações no estatuto do Sintrajud. Para a mudança do Estatuto, o Sindicato recebeu sugestões de associados de todos os ramos do Judiciário Federal e de diversas regiões do Estado entre os dias 07 de julho até 15 de agosto.

Devido ao grande número de propostas recebidas, foi realizado um Conselho de Base em no dia 3 de setembro, para iniciar o debate e organizar as mais de 200 propostas de alteração enviadas eletronicamente para o Sintrajud.

Para vencer toda a pauta, a assembleia aconteceu em dois dias, ampliando, assim, o debate das propostas de alteração no estatuto da entidade. A primeira parte da assembleia aconteceu no dia 8 de outubro (veja matéria) e a segunda no último sábado, 5.

Dentre outros temas, servidores deliberaram sobre a composição da diretoria, liberação pra exercício de mandato classista, reeleição de diretores executivos, a luta dos trabalhadores terceirizados e formato das assembleias gerais.

Para envolver ainda mais os servidores de todo o estado nas decisões da categoria, a assembleia aprovou uma alteração que possibilita a realização de assembleias gerais simultâneas ou sequenciais no estado, de acordo com edital da mesma. O objetivo é aproximar os servidores do interior do estado que, por vezes, não conseguem participar da assembleia geral na capital.

Além disso, a assembleia também aprovou a normatização do rodízio entre os diretores liberados, bem como a vedação de mais de uma reeleição consecutiva dos diretores do Sintrajud e a modificação na composição da direção que passará a ter, além dos 17 membros titulares, mais 3 suplentes.

A criação de mecanismos políticos e jurídicos para a organização e apoio às lutas dos trabalhadores terceirizados do Judiciário Federal também foi um ponto aprovado.

A divulgação do novo estatuto será feita aqui no site em breve.