SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
.

Notícias do site antigo

20/10/2016

Especialistas explicam os efeitos nocivos da PEC 241

Blog da Boitempo e página da Auditoria Cidadã da Divida reúnem especialistas que debatem os efeitos da PEC do Fim do Mundo

A PEC 241, também chamada de #PECdoFimdoMundo por entidades sindicais, movimentos estudantis, sociais, professores, historiadores, sociólogos e até economistas que estudam seus efeitos, recebeu esse nome porque congela o orçamento por 20 anos.

Entender a PEC e seus efeitos, entretanto, não é simples. Iniciativas como o blog da Boitempo https://blogdaboitempo.com.br/dossies-tematicos/nao-a-pec-241/ e a página da Auditoria Cidadã da Dívida www.auditoriacidada.org tentam resolver essa dificuldade com textos explicativos e vídeos didáticos que explicam os efeitos nocivos da PEC.

As duas iniciativas reúnem especialistas de diversas áreas para revelar os aspetos da PEC que o governo e a grande mídia não mostram.

Os estudiosos avaliam que, mesmo que os serviços básicos estivessem sendo entregues atualmente pelo Estado em quantidade suficiente e condições de qualidade boa para atender toda a demanda a PEC já seria um problema, pois ela negligencia o crescimento demográfico da população.

Eles concluem e mostram que os problemas que ocorrem hoje se intensificarão na educação, saúde e atendimento social, principalmente. São áreas sensíveis, históricamente negligenciadas pelos governos e que, sem investimento adequado, podem deixar a maior parte da população desamparada, sem atendimento médico e sem vagas nas escolas – seria um retrocesso.

Os servidores públicos de todas as áreas são diretamente atingidos pela PEC 241, uma vez que ela impede novas contratações, impõe congelamento de salários e até a dispensa de trabalhadores.

É uma medida que atinge todos os trabalhadores de todas as categorias. Por isso Sindicatos, como o Sintrajud, centrais sindicais, como a CSP Conlutas, também têm publicado materiais explicativos e chamado suas bases para debater o assunto. As duas entidades fazem parte do Fórum em Defesa dos Serviços Públicos, que tem a finalidade específica de encontrar estratégias de luta contra a PEC.

Relacionamos aqui novamente os endereços para você possa pesquisar sobre a PEC 241 que promete mudar as nossas vidas:

https://blogdaboitempo.com.br/dossies-tematicos/nao-a-pec-241/

www.auditoriacidada.org           




Voltar