Sintrajud aguarda discussão sobre projeto “Rede PJe” com nova gestão do TRF-3

01/03/2018 - helio batista

Em meio aos problemas causados pela falta de pessoal, a nova administração do TRF-3 terá de decidir o futuro do projeto de reorganização administrativa elaborado pela gestão anterior, sob a coordenação da Diretoria do Foro. Após uma série de discussões internas ao longo dos últimos meses, o projeto foi consolidado para o recebimento de sugestões na semana passada, antes de ser apresentado à nova presidente do Tribunal.

Entre as mudanças, estão previstas a formação da “Rede PJe” (Rede de Processamento Judicial Eletrônico) e a redução do efetivo das varas, para a criação da chamada “e-vara”. O Sintrajud formalizou em requerimento o pedido de ampliação do prazo para a discussão da proposta, já que a Diretoria do Foro concedeu apenas três dias para as manifestações de servidores e magistrados sobre a minuta.

A diretoria do Sindicato espera que, antes de qualquer decisão a respeito da implementação, a nova gestão do Tribunal amplie o debate sobre o novo desenho organizacional proposto, que tem grandes implicações no cotidiano dos servidores. Muitos deles já vêm manifestando dúvidas e preocupações quanto ao novo modelo, principalmente com relação à carga de trabalho.

Desde novembro o Sindicato demanda informações sobre o detalhamento do projeto, que nunca foram repassadas pela administração. Não é verdade que o Tribunal tenha participado de debate sobre o assunto, como afirma a administração.

O Sindicato foi convidado a participar de um único evento para “exposição de duas ideias de modelos inovadores de trabalho”, em 7 de novembro, quando houve somente uma apresentação genérica e oral de elementos para um novo desenho, nada concreto.

Já no dia 8 de novembro foi solicitada audiência com o diretor do Foro para tratar expressamente deste e de outros temas de interesse dos servidores, e pedidas informações por escrito sobre o projeto, que nunca chegaram até a divulgação por e-mail aos servidores da minuta sobre a “Rede PJe”, no último dia 19.